Quem for assistir ao UFC 293, no próximo sábado (9), despretensiosamente, pode ser surpreendido pela imagem de um homem de cerca de 120kg bebendo cerveja diretamente do sapato de algum fã. Caso isso aconteça, não se assuste. É mais comum do que parece e tem até nome: shoey.
A tradição australiana, praticada principalmente no mundo esportivo, tem origem incerta, mas vem se tornando cada vez mais popular em diversas modalidades. No MMA, o grande ‘rosto’ do ‘shoey’ é o peso pesado (até 120,2kg) Tai Tuivasa, que ganhou notoriedade, além do poder de nocaute, por comemorar as vitórias usando o sapato de fãs como recipiente para beber cerveja após as lutas. ‘Bam Bam’ foi o primeiro, mas não o único lutador a cumprir o ritual.
Além de Tuivasa, outros nomes como os campeões Israel Adesanya e Alexander Volkanovski já foram flagrados praticando o ‘shoey’, assim como o ex-lutador e atual comentarista do Ultimate Daniel Cormier.
O ato de consumir bebidas alcóolicas diretamente do sapato vêm de longa data, com registros desde o século 19, atravessando a Primeira Guerra Mundial, com conotações variadas ao longo da história: festivas, militares e até mesmo punitivas.
O que se conhece hoje como ‘shoey’ especificamente, teve origem no século 19, na Alemanha, mas foi abraçado e popularizado pelos australianos, principalmente nos esportes a motor. Enquanto o mundo inteiro acostumava-se com pilotos estourando garrafas de champagne para celebrar as vitórias, alguns australianos começaram a comemorar bebendo cerveja dos próprios sapatos, ou até mesmo de terceiros.
O primeiro caso registrado aconteceu em 2015, com o tricampeão da V8 Ute Ryal Harris. No mesmo ano David Reyes tornou o ato ainda mais conhecido ao vencer uma corrida de 70 voltas da V8 Supercar naquela temporada e beber cerveja na própria bota.
A tradição se tornou internacional quando o motociclista Jack Miller a realizou ao vencer uma corrida da MotoGP na Holanda. Logo depois, coube a Daniel Ricciardo, piloto da Fórmula 1, expandir o ritual a níveis estratosféricos.
O sucesso da tradição com Daniel Ricciardo foi tanto que a F1 registrou os direitos do termo ‘shoey’.
Neste sábado (9), o Ultimate desembarca em Sidney, na Austrália, e é melhor que os fãs preparem seus sapatos para uma noite com muito ‘shoey’. Ao todo, sete australianos e neozelandeses compõem o card, que ainda conta, na luta principal, com o nigeriano radicado na Nova Zelândia Israel Adesanya, que defende o cinturão dos médios (até 83,9kg) contra Sean Strickland.
Data: 9 de setembro de 2023
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Local: Qudos Bank Arena, Sydney, Austrália
Como assistir: SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real e UFC Fight Pass (todo o card) pela internet
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília)
Peso médio (até 83,9kg.): Israel Adesanya x Sean Strickland – pelo cinturão
Peso pesado (até 120,2kg.): Tai Tuivasa x Alexander Volkov
Peso mosca (até 56,7kg.): Manel Kape x Felipe dos Santos
Peso pesado (até 120,2kg.): Justin Tafa x Austen Lane
Peso meio-pesado (até 93kg.): Tyson Pedro x Anton Turkalj
CARD PRELIMINAR (19h30, horário de Brasília)
Peso meio-pesado (até 93kg.): Carlos Ulberg x Da Woon Jung
Peso pena (até 65,7kg.): Jack Jenkins x Chepe Mariscal
Peso leve (até 70,3kg.): Jamie Mullarkey x John Makdessi
Peso leve (até 70,3kg.): Nasrat Haqparast x Landon Quiñones
Peso meio-médio (até 77kg.): Mike Diamond x Charlie Radtke
Peso pena (até 65,7kg.): Shane Young x Gabriel Miranda
Peso meio-médio (até 77kg.): Kevin Jousset x Kiefer Crosbie