No mundo das artes marciais mistas, as rivalidades adicionam camadas extras de emoção e intensidade a uma luta. E não há rivalidade mais quente da que a que envolve o atual campeão dos pesos médios (até 83,9kg.) do UFC, Israel Adesanya, e o desafiante Sean Strickland no UFC 293.
O clima entre esquentou na coletiva de imprensa pré-luta do UFC 276, em julho de 2022, e desde então, eles não pouparam palavras ao se provocar. O SUPER LUTAS, agora, explora como a rivalidade se desenvolveu e o que esperar quando eles finalmente se enfrentarem no UFC 293 do próximo sábado (9/9).
A rivalidade entre Adesanya e Strickland começou durante a coletiva de imprensa pré-luta do UFC 276. Quando perguntado sobre quem ele considerava o melhor striker na divisão dos pesos médios, Strickland provocou Adesanya ao mencionar as duas derrotas do campeão para Alex Poatan.
“Eu diria que eu (sou o melhor), mas aquele homem (Alex Poatan) foi quem colocou aquele homem (Adesanya) para dormir. Então, ao meu lado, provavelmente Alex. O que foi 2 a 0 contra Izzy? Izzy, o que foi? 2 a 0?”, questionou Strickland.
O nigeriano não ficou nada satisfeito com a menção das derrotas e respondeu de forma contundente:
“Você assistiu a luta inteira? Exatamente, faça seu maldito trabalho da próxima vez. O que aconteceu antes de subirmos ao palco? Eu bati na sua b*** como se fosse minha vadia”, respondeu Adesanya.
A partir desse momento, a coletiva de imprensa se transformou em um verdadeiro espetáculo verbal. Strickland provocou Adesanya sobre seu estilo de luta e até fez graves ofensas sobre o gosto de Adesanya por desenhos animados:
“Oh cara, eu deixei o campeão louco com suas malditas unhas foscas e seu relógio gay, ah, não. Estou apenas brincando. Izzy é um selvagem. Cara, seus pornôs estão cheios de desenhos animados. Nenhum homem que gosta de desenhos animados vai me vencer. Calma”
A rivalidade atingiu o auge quando Adesanya fez uma ameaça ousada a Strickland. Ele pediu para que o norte-americano vencesse Poatan, apenas para ter a sensação de o vencer. O campeão, inclusive, ameaçou fazer uma dancinha do Tik Tok em frente ao ‘túmulo’ do rival.
“Mano, acredite, se você vencer essa luta, quando a gente lutar eu te nocauteio. Vou fazer uma dança do TikTok em cima do seu túmulo. É melhor você se concentrar no seu cara (Alex Poatan). Ele vai acabar com você também”
Após a coletiva de imprensa explosiva, Adesanya defendeu com sucesso seu título contra Jared Cannonier no UFC 276, mantendo-se como o campeão dos pesos médios. O nigeriano ainda perdeu o posto de número um em confronto contra Poatan, mas se recuperou do brasileiro e voltou ao topo da categoria.
Strickland, por sua vez, teve um curto confronto diante de Alex Poatan, já que foi nocauteado em apenas dois minutos. Um ano depois, o norte-americano se recuperou ao vencer Nassourdine Imavov e Abus Magomedov para ter a chance pelo título.