Desde o início da sua caminhada no Ultimate, o nigeriano Israel Adesanya teve que lidar com comparações com a lenda do MMA Anderson Silva. Entretanto depois conquistar o cinturão peso médio (até 83,9kg) e estabelecer um longo reinado, o ‘Stylebender’ seguiu sendo traçado paralelamente ao maior nome da história da divisão. Às vésperas do UFC 293, o SUPER LUTAS traz alguns números da carreira dos dois atletas para tentar elucidar um pouco essa saudável ‘disputa’.
Em números de lutas na divisão peso médio, a vantagem hoje é de Anderson Silva (21×14) sobre o nigeriano. Entretanto, em quantidade de vitórias, a disputa está bastante equilibrada com o atual campeão com um aproveitamento bem maior do que o do ‘Spider’. O brasileiro venceu 14 duelos nessa faixa de peso e caso Adesanya bata Strickland no UFC 293, que acontece no próximo sábado (09), empatará em número de triunfos com o atleta tupiniquim.
Em quantidade de vitórias pela via rápida (nocaute ou finalização), Anderson ‘dá um banho’ no nigeriano, com 11 triunfos contra ‘apenas’ cinco de Adesanya, que até o triunfo sobre Alex Poatan, vinha recebendo críticas por suas atuações que não empolgavam os fãs.
O equilíbrio entre os dois maiores nomes da história da divisão volta a imperar na quantidade de vitórias consecutivas. Anderson chegou a emplacar 13 triunfos seguidos até ser brutalmente nocauteado por Chris Weidman, enquanto Adesanya marcou 12 vitórias em sequência, mas foi parado por Alex Poatan em novembro de 2022 e ficou à um resultado positivo de igualar o retrospecto da lenda brasileira.
No número de lutas por cinturão, Anderson ainda é o líder isolado com 11 embates valendo título, enquanto Adesanya fará o seu nono compromisso com cinturão em jogo no UFC 293.
Apesar dos respeitáveis números e da dominância de Adesanya no peso médio, os dados do ‘UFC Stats’ mostram que Anderson ainda está um patamar acima do nigeriano. Como o ‘Stylebender’ possui apenas 34 anos, o caminho segue aberto para que ele possa roubar o trono do brasileiro. Mas hoje, o posto de número um da história do peso médio, ainda pertence ao ‘Spider’.