Não foi desta vez. Desafiante ao cinturão dos palhas (até 52,1kg.) no UFC 292, realizado neste sábado (19), em Boston (EUA), Amanda Lemos acabou dominada em apresentação de gala da campeã Weili Zhang. Vítima das quedas e técnica da estrela da categoria, a paraense não conseguiu repetir as boas atuações que a levaram à disputa de título. Ao fim de cinco rounds, chinesa foi declarada vencedora na decisão unânime dos juízes.
Com a derrota, Lemos se despede momentaneamente do sonho de assumir o trono do peso palha. O tropeço marcou o terceiro resultado negativo da tupiniquim em 10 compromissos na empresa.
Em seu segundo reinado na categoria, Zhang tem mais o que comemorar. O triunfo representa o êxito na primeira defesa de título da chinesa desde seu retorno ao topo da divisão.
A luta começou com Zhang tomando a iniciativa com um chute na altura do joelho da brasileira. Na sequência, em novo chute baixo, Weili levou a desafiante à lona com novo chute baixo. A campeã partiu para cima e, por cima, passou a buscar a finalização. Em posição de desvantagem, Lemos fazia força para ficar de pé, mas era impedida pela oponente. Na metade da etapa, Zhang golpeava no ground and pound e freava a reação da paraense. Restando dois minutos, a chinesa seguia castigando Amanda. Com três minutos passados, a brasileira surpreendeu e encaixou um triângulo de mão. A campeã resistiu ao episódio e conseguiu reverter a situação, chegando às costas de Lemos. A vantagem voltou a ser de Weili, que chegou à meia-guarda e agredia com ataques de cima para baixo. Nos segundos finais, o domínio seguia com a campeã, mas não havia mais tempo.
No segundo round, Amanda tomou a iniciativa, arriscando dois chutes altos, que passaram no vazio. Ainda no primeiro minuto, a brasileira tocou a campeã com um direto, mas a chinesa não acusou o ataque. Um novo direto da paraense surpreendeu a chinesa, que conseguiu nova queda na sequência. Por cima, Zhang buscava as transições e procurava brechas para uma finalização. Com três minutos passados, Weili conseguiu chegou às costas da brasileira. Amanda conseguiu ficar de pé no minuto final, mas acabou derrubada na sequência. Perto de acabar a etapa, a chinesa voltou a buscar as costas da paraense, mas não havia mais tempo.
O terceiro round começou com Lemos lançando o primeiro ataque, com um chute baixo. A campeã caminhava para frente e tentava acuar a desafiante próxima às grades. No primeiro minuto, a chinesa encurtou a distância e buscou uma queda, mas Amanda se defendeu bem. Após nova tentativa, a campeã conseguiu a queda. Com dois minutos passados, Zhang voltou a buscar a finalização. A campeã chegou às costas e passou a ensaiar o mata-leão. Por trás, a chinesa golpeava a tupiniquim e procurava espaço para finalizar. Amanda conseguiu se virar, mas Weili continuava pressionando por cima. Quase no minuto final, a brasileira conseguiu ficar de pé, mas a chinesa seguia ‘colada’ à desafiante. Quase no fim do round, as lutadoras se afastaram e passaram a trocar ataques no centro do octógono. Lemos era ‘tímida’ e era alvo das investidas da campeã.
No quarto round, Amanda passou a lutar na longa-distância e tentava evitar a aproximação da campeã. Com quase dois minutos disputados, Zhang apostava nos chutes. Na metade da etapa, o confronto seguia disputado no centro do octógono. Na sequência, Amanda desequilibrou a chinesa com um direto, mas a campeã se levantou de forma imediata. Após o susto, Weili encurtou a distância e derrubou a paraense. Após cair por cima, Zhang deixou o pescoço exposto e Lemos tentou o estrangulamento, mas a chinesa conseguiu se defender.
O último assalto começou com Zhang tomando a iniciativa, com uma sequência de chutes. Ainda no primeiro minuto, um direto da chinesa levou a brasileira à lona. A chinesa passou a massacrar no ground and pound. Amanda tentava resistir, mas era castigada pela campeã. A paraense não se entregava, mas a situação era dramática para a desafiante. Amanda tentava ficar de pé, mas o domínio de Weili era total. Na metade da etapa, Zhang continuava controlando as ações e impedia a reação da paraense. Lemos conseguiu ficar de pé, mas era pressionada contra as grades. Na sequência, Weili voltou a derrubar. Nos segundos finais, Amanda conseguiu ficar de pé, mas não havia mais tempo.
CARD PRINCIPAL
Peso galo (até 61,2kg): Sean O’Malley derrotou Aljamain Sterling por nocaute técnico a 51s do R2- luta pelo cinturão
Peso palha (até 52,1kg): Weili Zhang derrotou Amanda Lemos na decisão unânime dos juízes (50-43, 50-44, 49-45) – luta pelo cinturão
Peso meio-médio (até 77,1kg): Ian Garry derrotou Neil Magny na decisão unânime dos juízes (30-26, 30-26, 30-24)
Peso galo (até 61,2kg): Mario Bautista derrotou Da’Mon Blackshear na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 30-27)
Peso galo (até 61,2kg): Marlon Vera derrotou Pedro Munhoz na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 29-28)
CARD PRELIMINAR
Peso médio (até 83,9kg): Brad Tavares derrotou Chris Weidman na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso médio (até 83,9kg): Gregory Robocop derrotou Denis Tiuliulin por nocaute técnico a 1m43s do R1
Peso leve (até 70,3kg): Kurt Holobaugh finalizou Austin Hubbard com um triângulo a 2m39s do R2 – final do TUF 31
Peso galo (até 61,2kg): Brad Katona derrotou Cody Gibson na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 30-27) – final do TUF 31
Peso médio (até 83,9kg): Andre Petroski derrotou Gerald Meerschaert na decisão dividida dos juízes (28-29, 29-28, 29-28)
Peso mosca (até 56,7kg): Natalia Silva derrotou Andrea Lee na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso mosca (até 56,7kg): Karine Silva derrotou Maryna Moroz por finalização (guilhotina) aos 4m59s do R1