Preparado para se apresentar na grande final da PFL 8 2023, Renan Problema passou facilmente por obstáculo que o distanciava da chance de receber o almejado prêmio de 1 milhão dólares, cerca de 5 milhões de reais na cotação atual. Dominante do início ao fim, o brasileiro nocauteou brutalmente Maurice Greene e cravou vaga na última etapa da competição.
Conhecido pelo grande poder de nocaute, Renan mostrou que é literalmente um ‘problema’ na organização. Com postura ofensiva, o atleta não deu chance ao azar e marchou para frente, a todo mundo, em busca do nocaute. Apesar da grande resistência apresentada pelo adversário, o brasileiro não se frustrou e trilhou caminho ideal até alcançar desfecho arrasador. Rumo à final da competição, o atleta enfrenta Denis Goltsov em novembro.
Caminhando para frente e ditando ritmo nos segundos iniciais, Renan Problema começou mostrando suas credenciais ao adversário e assustou Mauricie Greene com chutes baixos e socos poderosos. Acuado, o norte-americano caminhava pros lados e buscava fugir do racionar ação do brasileiro. Na primeira tentativa de queda, Renan conseguiu se defender bem e retornar luta ao centro do cage. Em postura calma, o goiano evitava se expor e mantinha ritmo seguro. Resistente aos golpes do adversário, Greene demonstrava incômodo a cada golpe absorvido. Já nos segundos finais do primeiro assalto, Maurice tentou encurtar distância e foi recebido com contragolpe fatal por parte de Renan, sendo nocauteado imediatamente.
De olho em confronto contra Renan Problema, Denis Goltsov mandou recado ao brasileiro com atuação sólida nas semifinais do torneio. Sem tempo a perder, o russo botou sua melhor habilidade para jogo e aplicou bela queda em Jordan Heirderman. Com ritmo violento diante do norte-americano, o finalista alcançou posição favorável e aplicou katagatame justo, obrigando o rival a bater em desistência nos segundos finais do primeiro assalto.
Sem saber o que é ser derrotado desde 2021, Denis alcançou quinta vitória consecutiva na organização e cravou vaga na grande final da competição. Aos 33 anos, o atleta chegou ao 11 triunfo por via rápida na carreira e provou ser grande desafio ao brasileiro na última etapa.