Lutador amador de MMA, Sean Tobin precisou ter uma parte do pulmão retirada com apenas 20 de anos idade por conta do uso excessivo de vape.
Morador de New Hampshire, nos Estados Unidos, o jovem relatou que consumia o cigarro eletrônico desde 2018, quando era ainda um adolescente de 15 anos. Em entrevista ao jornal ‘Kenedy News and Media’, Tobin contou que os danos pelo consumo começaram a ser sentidos por ele em julho deste ano.
Veja Também
“Foi realmente assustador, pos senti que acabei comigo mesmo. Foram anos sem tratar meus pulmões como deveriam ser tratados. Meu cardio era muito bom, eu era muito saudável e não deveria ter começado a fumar”, admitiu Tobin.
No dia 20 de julho, enquanto trabalhava como aprendiz de eletricista, Sean Tobin sentiu uma forte dor nas costas e foi encaminhado a uma emergência, onde foi diagnosticado com um colapso do pulmão direito.
Sean Tobin foi imediatamente internado e os médicos inseriram um tubo entre suas costelas afim de expelir o ar preso que comprimia o pulmão e o tórax do lutador. Após dois dias sem apresentar melhoras, o jovem foi encaminhado à cirurgia, onde uma câmera mostrou a cavidade torácica cheia de pontos pretos.
Os médicos retiraram uma pequena parte do topo do pulmão direito de Sean Tobin e então o grampearam novamente. Na sequência, colaram o órgão na parede do tórax para evitar um novo colapso.
Após uma semana internado, Sean Tobin recebeu alta do hospital, mas, um mês depois, ainda encontra limitações importantes para sua rotina.
“Não consigo levantar nada que pese mais de 20kg. Sou lutador do MMA e tive muito medo de não conseguir mais treinar. Sou apaixonado por isso e quero viver disso um dia. (…) Meu trabalho também exige muito fisicamente, então não posso trabalhar. Só posso ficar parado e isso é uma droga”, desabafou o jovem.
Por fim, Sean Tobin espera servir de exemplo para outros jovens que, assim como ele, acreditam que tais coisas só acontecem com os outros.
“Eu estava treinando e correndo, e tinha um cardio melhor do que todo mundo na academia. Lembro de ter visto vídeos no tiktok de um cara com o pulmão colapsado por causa do vape, e eu pensava ‘Isso não vai acontecer comigo. Esse cara é um vagabundo, eu não’. Você nunca pensa que algo vai acontecer com você até que aconteça com você”, finalizou.
Você precisa fazer login para comentar.