As mulheres brasileiras deram show no card preliminar do UFC Las Vegas 78 neste sábado (12). Após a vitória de Luana Santos na abertura do evento, foi a vez da peso palha (até 52,1kg) Jaqueline Amorim, que não tomou conhecimento de Montserrat Ruiz, dominou o combate e conseguiu o nocaute técnico no fim do terceiro assalto.
Com o resultado, Jaqueline Amorim se recupera da derrota sofrida em sua estreia na organização, em abril deste ano, e vence a primeira no octógono. A manauara de 28 anos tem agora um cartel profissional de sete vitórias e um revés.
Do outro lado, Montserrat Ruiz, que retornou ao octógono após mais de dois anos afastada, amarga a segunda derrota seguida no Ultimate e não vence desde março de 2021.
Jaqueline Amorim não perdeu tempo e, logo no início da luta, utilizou um cruzado de direita para encurtar a distância e grudar em Montserrat Ruiz. A brasileira fez força com o quadril e derrubou a mexicana, caindo na meia-guarda. Por cima, Jaqueline rapidamente passou a guarda e foi para a montada. A brasileira golpeava com a mão direita enquanto buscava espaço para uma finalização, enquanto Montserrat se fechava e tentava se proteger das investidas. Jaqueline fez postura e soltou alguns golpes duros no ground and pound. Montserrat deu as costas e a brasileira fechou o cadeado, antes de voltar para a montada. No minuto final, Jaqueline Amorim saiu no braço de Montserrat Ruiz, mas a mexicana resistiu bravamente e conseguiu girar e escapar. Nos últimos segundos, Jaqueline ainda conseguiu encaixar um mata-leão, viu Montserrat escapar novamente e terminou round trabalhando o ground and pound.
No início do segundo assalto, Montserrat Ruiz se movimentou bastante buscando evitar a aproximação de Jaqueline Amorim. A brasileira acertou uma canelada limpa no rosto da mexicana, que absorveu bem o golpe. Na sequência, a brasileira puxou a rival para a guarda e rapidamente conseguiu a raspagem para a montada. A mexicana cedeu as costas e Jaqueline fechou o cadeado. Montserrat tentou escapar, mas a brasileira voltou para montada. Jaqueline fez postura e soltou duras marretadas e cotoveladas de cima para baixo. A brasileira tentou mais um ataque ao braço da mexicana, que defendeu, mas continuou sendo golpeada até o soar do gongo.
Jaqueline Amorim começou o terceiro round trabalhando com chutes altos e médios. Montserrat Ruiz encurtou a distância com cruzados e foi puxada para a guarda pela brasileira. Por baixo, a brasileira tentou raspar, mas a mexicana manteve a posição por cima. Na sequência, no entanto, Jaqueline utilizou uma kimura para conseguir concluir a raspagem. Por cima, a brasileira soltou duros golpes no ground and pound sem resistência por parte da mexicana, forçando a interrupção do árbitro.
O estreante Isaac Dulgarian chegou com o pé na porta na maior organização de MMA do mundo. Em sua estreia no UFC, o norte-americano não tomou conhecimento do seu compatriota Francis Marshall. Dulgarian entrou nas pernas do seu rival e conseguiu a queda logo nos primeiros segundos de luta. Isaac teve paciência para trabalhar com calma na montada e na reta final do assalto castigou o seu adversário com socos e cotoveladas até a interrupção do árbitro Jason Herzog.
Com o triunfo, Dulgarian segue invicto no MMA profissional com seis vitórias. Por outro lado, Marshall sofre seu segundo revés consecutivo em três lutas na organização e agora marca sete resultados positivos e dois negativos no esporte.
Vindo de duas derrotas acachapantes em 2023, Terrance McKinney mostrou que está ‘vivo’ na organização. Contra Mike Bredeen, o norte-americano não tomou conhecimento do seu rival e com uma trocação afiada pressionou o seu rival desde o primeiro segundo e venceu por nocaute ainda no primeiro round.
Com o triunfo importante, McKinney volta ao radar da organização e consegue um ‘respiro’ para não começar a cogitar uma possível demissão. Terrance possui um cartel no MMA de 14 triunfos e seis reveses.
Por outro lado, Breeden vive um ‘calvário’ em sua carreira e sofre sua terceira derrota seguida, ficando agora com um retrospecto de 10 triunfos e seis reveses no esporte.
Um dos principais nomes que voam abaixo do radar da divisão peso galo (até 61,2kg), Marcus McGhee segue invicto no Ultimate. Em sua segunda luta na organização, o ‘Maníaco’ nocauteou JP Buys com um lindo golpe de encontro que fez o seu rival ir ao chão de forma imediata e obrigou o árbitro Jason Herzog a interromper o confronto.
Aos 33 anos, McGhee possui agora um cartel no MMA de oito triunfos e apenas dois revés. Por outro lado, JP Buys segue sem vencer em quatro lutas na organização e dificilmente terá nova oportunidade de subir ao octógono mais famoso do mundo. O sul-africano marca nove resultados positivos e seis negativos no esporte.