Vicente Luque prometeu e cumpriu. Depois de duas derrotas seguidas, o peso meio-médio (até 77,1kg) garantiu que seria um lutador mais cerebral e mais tático e cumpriu com sua palavra. Na luta principal do UFC Las Vegas 78, que neste sábado (12), o atleta de Brasília usou e abusou das tentativas de queda e da luta agarrada, anulou o ex-campeão dos leves (até 70,3kg) Rafael dos Anjos e teve sua mão levantada ao fim dos 25 minutos de embate.
Décimo colocado do ranking dos meio-médios, Vicente volta a vencer após dois anos e depois de derrotas para Belal Muhammad e Geoff Nell, agora sonha em se aproximar novamente da elite da divisão. O brasileiro possui um cartel no MMA de 22 triufos, nove reveses e um empate.
Ex-campeão peso leve, Dos Anjos volta a ser derrotado em sua segunda luta da nova passagem pelo peso meio-médio. Aos 38 anos, o ícone brasileiro passa a marcar 32 resultados positivos, 15 negativos em seu cartel como profissional do esporte.
Veja Também
Início ruim, mas foco na estratégia inusitada
Desde o primeiro segundo, Rafael buscou encurtar a distância, fazer pressão e deixar Vicente desconfortável. O ex-campeão levou seu rival para grade mas Luque se defendia bem e conseguia se manter de pé. Os dois lutadores trocavam a dominância de posição colados à grade. Vicente seguia com dificuldades de achar o tempo ideal para os golpes, mas arriscava chutes altos de encontro contra Dos Anjos. No minuto final, Rafael acertou uma combinação, fez a finta e tentou quedar mas não obteve sucesso. Entretanto, Vicente quase pôs tudo a perder ao entrar nas pernas de Rafael e deixar o pescoço exposto, fato que quase complicou sua luta.
Na segunda parcial, Dos Anjos seguiu andando pra frente e buscando a iniciativa no confronto, porém, Luque rapidamente grudou no seu rival e o travou na grade, golpeando-o na linha de cintura até voltarem ao centro do cage. Para ‘devolver’, Rafael entrou nas pernas e quedou Vicente, que, espertamente, se levantou de forma rápida. Embolados no solo, Vicente surpreendeu ao levantar rapidamente e quase encaixou um katagatame em pé.
O terceiro assalto começou mais moroso, com quase 1 minuto para os dois atletas começarem a atacar. Como nos rounds anteriores, os dois atletas levaram a luta para a grade e se mantiveram trocando posições por aproximadamente dois minutos. Dos Anjos quase se expôs também ao entrar nas pernas de Vicente e deixar o pescoço à mostra.
Vicente acertou um chute alto seguido de uma combinação de direita e aproveitou a brecha para grudar Dos Anjos novamente na grade, mas ambos seguiam ‘inoperantes’ e com pouca ação grudados na grade alternando posições. No inicio do quinto round, Luque seguiu mantendo a estratégia de grudar em Rafael para cansar o seus braços, evitar sua trocação de excelência e mantê-lo ‘preso’. Sem cerimônia, Luque não sentia vergonha em fazer o ‘jogo feio’ e ia anulando Dos Anjos.
Vicente voltou a tentar entrar nas pernas de Rafael, mas o ex-campeão conseguiu se manter em pé. Porém, Luque mostrava enorme competência na luta agarrada e não deixava o seu rival ficar sequer cinco segundos à vontade no octógono. Nos segundos finais, Rafael conseguiu se desvencilhar. trocou golpes com o seu rival, mas não resistiu e entrou em queda, terminaod o duelo no ground and pound sobre Vicente
Você precisa fazer login para comentar.