Entrevistas

Médico de Patrício Pitbull explica necessidade de cirurgia na coluna em lenda do MMA: ‘Poderia ficar paralisado’

Publicidade

Dias após a derrota sofrida diante de Chihiro Suzuki, no Rizin FF, Patrício Pitbull surpreendeu os fãs ao confirmar uma cirurgia na coluna para corrigir uma lesão de hérnia de disco, que ameaçava a medula cervical. Após procedimento bem-sucedido, o Dr. Marco Aurélio Moscatelli, responsável por tratar da contusão, falou com exclusividade ao SUPER LUTAS e explicou a necessidade do tratamento. Segundo o profissional, a lenda brasileira do MMA corria riscos de paralisia.

Veja Também

Polyana Viana Naruto Instagram

“Notávamos que o Patrício estava com perda de rendimento no braço esquerdo, que não acometia tanto a força motora objetiva, mas subjetivamente, a gente notava que, ao dar um golpe não era tão preciso. Ele relatava esses quadros. A hérnia de disco estava empurrando um pouco a medula dele. A medula fica dentro da coluna e solta os nervos para os braços e pernas. (…) Ele corria riscos. Se continuasse lutando, em um acidente, em uma queda, uma guilhotina, mata-leão, soco mais forte, ele poderia ficar paralisado do pescoço para baixo. (…) Isso poderia acabar, não só com a carreira, mas vida útil”, explicou Dr. Marco.

Publicidade

O procedimento

O médico, então, descreveu parte do procedimento ao qual Patrício foi submetido.

“A opção aventada, pela localização da hérnia ser mais lateral e mais próxima ao nervo, ao invés de fazer uma cirurgia convencional, em que acessamos o pescoço, retira o disco e coloca uma prótese, utilizamos da cirurgia endoscópica da coluna. Fazemos um corte, vamos próximos à coluna, colocamos um dilatador e trabalhamos com um endoscópio da finura de uma caneta. Dentro deste endoscópio, trabalhamos com pinças de dois a três milímetros. É uma cirurgia muito minuciosa. A lesão foi mínima, que causamos. Abrimos um pouco da parte óssea da coluna e buscamos a hérnia de disco. É feito 100% sobre anestesia geral. Patrício já vem muito bem preparado, então, a única coisa que fizemos foi tirar a patologia que causava o problema e o corpo do Patrício volta ao normal. Não tem risco de sequela alguma. A cirurgia durou 1h. 4h depois, já estava no quarto dele conversando e ele disse: ‘não sinto mais nada’. (…) A integridade física do Patrício vai permanecer e vai se recuperar muito mais rápido do que uma pessoa normal”, narrou.

Publicidade

Volta à rotina

Dr. Dr. Marco Aurélio Moscatelli (esq). ao lado de Patrício e Patricky Pitbull. Foto: Divulgação

Por fim, Dr. Moscatelli indicou o tempo de recuperação para o campeão dos penas (até 65,7kg.) no Bellator. A expectativa é que o atleta retorne ao cage no início de 2024.

“Esperamos que, daqui a 15 dias, já esteja fazendo ‘sombra’. Com 30 dias, acredito que já esteja na academia malhando. Creio eu que, em 90 dias, já esteja treinando. Espero que retorne antes dos seis meses que foram aventados até então. Espero que volte para ganhar os títulos e realizar o sonho de conquistar os títulos de três categorias do Bellator”, encerrou.

Publicidade

Aos 36 anos, Pitbull detém o título dos penas na companhia presidida por Scott Coker. Em sua trajetória na organização, o lutador também vestiu o cinturão dos leves (até 70,3kg.), mas abriu mão do trono para que o irmão, Patricky, tivesse a oportunidade de assumir o posto.

Publicado por
VH Gonzaga
Leia mais sobre: BellatorMMAPatricio Pitbull