Após se negar a enfrentar Michel Pereira, que pesou acima do limite da categoria (até 77,1kg.), Stephen Thompson acabou não recebendo pagamento, mesmo tendo cumprido suas obrigações. Diante de criticas e questionamentos, Dana White abriu o jogo e falou sobre a situação. Segundo o presidente, outra luta foi oferecida ao norte-americano.
“Então, como isso funciona, os caras simplesmente não são pagos para não lutar. Não é assim que funciona. Os caras tem sido pagos, nós cuidamos deles. Ouça, se você entra e está ganhando pouco dinheiro, nós cuidamos de você. Você entra e não luta, em primeiro lugar, você decidiu não lutar. O cara estava quase dois quilos acima do peso, seja lá o que fosse. Você ganha um pedaço da bolsa dele se aceitar a luta. Mas se você decidir que não quer lutar… Nós também oferecemos a ele outra luta”, disse Dana em coletiva realizada após ‘Contender Series’.
Apesar da decisão, Dana afirmou que Thompson não sairá no prejuízo.
“Há uma história muito maior nos bastidores. E não, você não aparece e diz: ‘Sim, não vou lutar, quero um quarto de milhão de dólares’. Não é assim que funciona. Não funcionou assim para ninguém. O que fazemos é tentar fazer com que você lute novamente. Se você não aceitar a luta, então tentamos descobrir: ‘O que custou para sua preparação? Nós vamos reembolsá-lo’”, concluiu.
Veterano do UFC, Thompson afirmou que a decisão de não aceitar a luta foi feita após conversa com seus treinadores e familiares. Segundo o atleta, no atual estágio da sua carreira e aos 40 anos, não seria vantajoso enfrentar atleta mais pesado no evento. Por fim, ‘Wonderboy’ destacou o desejo de realizar confrontos que o aproximem do cinturão da categoria.