‘Tudo que Sonnen está tentando fazer é ser normal de novo’, diz especialista em doping

C. Sonnen (foto) recentemente se aposentou do MMA. Foto: Josh Hedges/UFC

C. Sonnen (foto) recentemente se aposentou do MMA. Foto: Josh Hedges/UFC

Recentemente aposentado do MMA após polêmica envolvendo um exame antidoping, Chael Sonnen confessou ter ingerido substâncias proibidas. O norte-americano afirmou que, após o fim da terapia de reposição de testosterona (TRT), tentou estimular seu corpo a produzir o hormônio em maior quantidade, já que, entre outros problemas, estava tentando engravidar a sua esposa.

Publicidade

A argumentação foi reforçada pelo médio Don Catlin, especialista em exames antidoping. Ele, que, entre outras funções, supervisionou os testes nas três últimas Olimpíadas realizadas nos Estados Unidos (duas de verão e uma de inverno), mostrou compreender as intenções de Sonnen.

“Ele parou com a TRT e agora precisa ‘acordar’ seu sistema, que está reprimido. Então, ele está fazendo o que deveria fazer clinicamente, para revisar seu sistema. O problema é que o que ele está usando é bloqueado e banido pelo esporte. Então ele é pego com isso, quando tudo que ele está tentando fazer é ser normal de novo”, comentou o médico, em entrevista ao canal norte-americano “AXS TV”.

Publicidade

No entanto, o especialista se mostrou favorável ao banimento da TRT no esporte, já que as justificativas para o uso da prática nem sempre eram legítimas. “Nas Olimpíadas, há muitos homens que tentam obter a aprovação para usar a TRT, mas eles têm que passar por uma comissão, da qual faço parte, e eles nunca passam. Nós nunca deixamos. Então, nós nunca vamos dar a ninguém a aprovação para usar testosterona porque sabemos que isso é falso. Eu conheço este campo. Venho fazendo isso há 25, 30 anos, e sei que todos os homens que vêm e dizem que têm hipogonadismo estão mentindo”, continuou.

Publicado por
Bruno Ferreira
Leia mais sobre: Chael Sonnen