ATUALIZAÇÃO: Sonnen admite doping e culpa mudança nas regras
A novela envolvendo os combates do UFC 175, que será realizado no dia 5 julho, em Las Vegas (EUA), parece estar longe de acabar. Nesta terça-feira (10), a Comissão Atlética do Estado de Nevada (cuja sigla em inglês é NSAC) divulgou que Chael Sonnen, que faria luta contra Vitor Belfort, foi reprovado em um exame antidoping surpresa e que, assim, não poderá participar do evento.
LEIA TAMBÉM:
Dana White lamenta decisão do UFC FN 42: ‘Pearson foi roubado’
Bruce Lee nocauteia Penn com chutaço em novo game do UFC
Dirigente descarta MMA em Nova York ainda em 2014
A confirmação foi dada por Francisco Aguilar, membro da NSAC, ao site da emissora norte-americana ESPN. No exame de Sonnen foram detectadas duas substâncias proibidas, anastrozol e clomifeno, que são usadas, respectivamente, para os tratamentos de câncer de mama e infertilidade feminina.
Ambas as substâncias fazem parte da lista de proibições da WADA, a Agência Mundial Antidoping. O anastrozol é considerado um inibidor de aromatase, também aplicado após o uso de esteroides. Já o clomifeno auxilia o aumento da produção de testosterona por parte do organismo.
Fontes confirmaram à ESPN que Sonnen não irá fazer nenhum tipo de apelação sobre o ocorrido. Assim, é provável que o lutador irá receber uma suspensão pelo exame positivo.
Originalmente, Sonnen enfrentaria Wanderlei Silva no UFC 175, mas o brasileiro foi retirado do combate por ter se negado a fazer o antidoping surpresa. Seu substituto foi Belfort, que ainda não está 100% garantido na luta, pois precisa receber a licença para lutar em Las Vegas. O “Fenômeno” também foi reprovado em um antidoping surpresa realizado em fevereiro, antes da proibição da terapia de reposição de testosterona (TRT) no MMA.
Esta foi a segunda vez que Sonnen foi reprovado em um exame antidoping. Em 2010, após sua primeira luta contra Anderson Silva, o norte-americano foi detectado com um nível elevado de epitestosterona no organismo, o que lhe rendeu uma suspensão de um ano.