Alex Poatan bate Jan Blachowicz e estreia com vitória nos meio-pesados em luta tensa no UFC 291

Brasileiro vive batalha equilibrada e passa por primeiro desafio na nova categoria; atleta se aproxima de luta por cinturão

Alex Poatan (esq.) derrotou Jan Blachowicz (dir.) no UFC 291. Foto: Reprodução/Twitter @UFC

Alex Poatan viveu batalha tensa em sua estreia nos meio-pesados (até 93kg.) no UFC 291, realizado neste sábado (29), em Salt Lake City (EUA). Escalado para enfrentar o ex-campeão, Jan Blachowicz em seu debute na nova divisão, o brasileiro levou sustos com as tentativas de queda do adversário, mas deixou o octógono com o resultado positivo. Após três rounds, o paulista foi declarado vencedor na decisão dividida dos juízes (clique aqui para assistir o vídeo da luta).

A vitória diante do número três da categoria aproxima Poatan de vaga na disputa do cinturão vago do grupo. Ex-campeão médios (até 83,9kg.), o lutador brasileiro tenta repetir no novo grupo o sucesso obtido na divisão anterior.

PUBLICIDADE:

Veja Também

Justin Gaethje conquistou o cinturão BMF no UFC 291. Foto: Reprodução/Instagram
derrick-lewis-ufc

Superado pelo pupilo de Glover Teixeira, Blachowicz tem o que lamentar. O tropeço afasta o antigo campeão do sonho de recuperar o título perdido em 2021.

Alex Poatan sofre, mas vence no UFC 291

A luta começou com Blachowicz buscando a queda logo nos segundos iniciais. O polonês pressionava o brasileiro contra as grades e tentava levar o paulista para o chão. Poatan ensaiou uma guilhotina, mas Jan se defendeu bem. A vantagem seguia com o ex-campeão da categoria, que, mesmo sem muita ação, não permitia a reação do adversário. Após quase dois minutos, Blachowicz conseguiu derrubar e logo chegou às costas do tupiniquim. Alex tentava se proteger, mas Jan tentava encaixar o mata-leão. Em situação dramática, Poatan se protegia e não conseguia se desvencilhar do polonês. Quase no minuto final, Blachowicz seguia nas costas do brasileiro, que continuava resistindo. Quase no fim da etapa, Jan passou a agredir o brasileiro com golpes na cabeça, tentando encontrar espaço para nova tentativa de mata-leão. Poatan seguiu se protegendo, mas era completamente anulado pelo adversário. A etapa acabou com pressão de Jan.

PUBLICIDADE:

No segundo round, Poatan tomou a iniciativa com um jab no corpo do rival. Jan mantinha a distância. Os atletas passaram a trocar chutes no centro do octógono. Alex passou a se soltar e atacava na longa distância com jabs e diretos. Com quase dois minutos, Poatan balançou após receber um cruzado do polonês. Na sequência, Jan conseguiu nova queda no paulista. Restando dois minutos, Alex ‘explodiu’ e conseguiu ficar de pé, mas Blachowicz seguia ‘grudado’ no tupiniquim e pressionava contra as grades. Perto do fim do assalto, Poatan conseguiu se desvencilhar e partiu para a trocação. Nos segundos finais, Jan dava sinais de cansaço e passou a ser golpeado pelo brasileiro. O brasileiro tentava se aproveitar do bom momento e castigava o polonês, que acabou salvo pelo gongo.

O último round começou com Poatan aplicando um chute na linha de cintura do polonês. Blachowicz respondeu com uma combinação de direto e chute no tronco. O brasileiro pontuava com ataques na longa distância e obrigava o adversário a caminhar para trás. Na metade do round, o duelo era equilibrado, com os lutadores trocando ataques no centro do octógono. Jan voltou a tentar queda, mas o brasileiro se defendeu bem. Quase no minuto final, Poatan pontuava com jabs na linha de cintura do ex-campeão. Perto de acabar o combate, Blachowicz conseguiu nova queda. Poatan tentava ficar de pé, mas o polonês forçava o tupiniquim no chão. A luta acabou com Jan em posição de vantagem, mas sem efetividade.

PUBLICIDADE:

Estatísticas do UFC Ao Vivo e em Tempo Real

Resultados do UFC 291

CARD PRINCIPAL

Peso leve (até 70,3kg.): Justin Gaethje derrotou Dustin Poirier por nocaute a 1m do R2 – Luta pelo cinturão ‘BMF’

PUBLICIDADE:

Peso meio-pesado (até 93kg.): Alex Poatan derrotou Jan Blachowicz na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)

Peso pesado (até 120,2kg.): Derrick Lewis derrotou Marcos Pezão por nocaute técnico a 33s do R1

Peso leve (até 70,3kg.): Bobby Green finalizou Tony Ferguson com um katagatame a 4m54s do R3

Peso meio-médio (até 77,1kg.): Kevin Holland finalizou Michael Chiesa com um triângulo de mão a 2m39s do R1

CARD PRELIMINAR

Peso meio-médio (até 77,1kg.): Gabriel Marretinha finalizou Trevin Giles com uma guilhotina 1m13s no R1

Peso casado (até 58,2kg.): CJ Vergara derrotou Vinicius Salvador na decisão unânime do dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso médio (até 83,9kg.): Roman Kopylov derrotou Claudio Ribeiro por nocaute a 33s do R2

Peso meio-médio (até 77,1kg.): Jake Matthews derrotou Darrius Flowers por finalização (mata-leão) aos 2m37s do R2

Peso meio-médio (até 77,1kg.): Uros Medic derrotou Matthew Semelsberger por nocaute técnico (socos) aos 2m36 do R3

Peso mosca (até 56,7kg.): Miranda Maverick derrotou Priscila Pedrita por finalização (chave de braço) aos 2m11s do R3

Roobet patrocina a cobertura do UFC 291

A cobertura do UFC 291 é patrocinada pela Roobet. O evento teve como destaque a vitória de Alex Poatan e a conquista do cinturão BMF por Justin Gaethje.

Roobet patrocina Alex PoatanCharles do Bronx, Bruce Buffer e Snoop Dogg e oferece os melhores jogos online e as maiores cotações para você fazer sua aposta. Acesse agora o site e faça seu cadastro.

Leia Mais sobre: , ,