Chegou o grande momento. Para encerrar o mês de julho, o Ultimate promove um espetáculo que promete agitar os ânimos dos fãs de MMA. Neste sábado (29), acontece o grandioso UFC 291, espetáculo que conta com 12 lutas programadas e destaques brasileiros em ação. Em evidência, estão as lutas entre Alex Poatan e Jan Blachowicz, além do confronto entre Dustin Poirier e Justin Gaethje.
Ex-campeão dos médios (até 83,9kg.), Poatan promove a aguardada estreia nos meio-pesados (até 93kg.) da companhia. O brasileiro medirá forças com o ex-campeão do grupo, Jan Blachowicz, em desafio que pode garantir ao vencedor a chance de disputar o título vago da categoria.
Veja Também
Famosos pela agressividade no octógono, Dustin Poirier e Justin Gaethje fazem a luta principal. Referência no peso leve (até 70,3kg.), os norte-americanos medem forças pelo cinturão ‘BMF’, que determina o ‘Mais Casca-Grossa’ da companhia.
Em fase dramática na carreira, Tony Ferguson também é nome a ser observado no show. Ex-campeão interino dos leves, o veterano de 39 anos tenta impor fim a uma sequência de cinco derrotas. No fim de semana, o lutador será adversário de Bobby Green.
O Brasil conta com cinco representantes no card preliminar. Gabriel Marretinha, Marcos Pezão, Claudio Ribeiro, Vinicius Salvador e Priscila Pedrita levarão o verde-amarelo para o octógono.
Para entrar no clima, o SUPER LUTAS selecionou seis motivos para assistir o evento. Confira abaixo:
1) Alex Poatan estreia nos meio-pesados
Estrela brasileira no MMA, Poatan fará a aguardada estreia nos meio-pesados da companhia. Depois do sucesso conquistado no peso médio, o atleta tenta repetir o feito em novo momento da carreira.
Para o debute, Alex foi escalado contra um adversário de peso. O antigo rival de Israel Adesanya medirá forças com Jan Blachowicz, ‘gigante’ polonês que liderou o grupo entre 2020 e 2021.
Mesmo sem anúncio oficial, o encontro entre Poatan e Jan tem importância considerável à categoria. Com a lesão do, agora, ex-campeão Jamahal Hill e consequente abdicação do trono, o grupo precisa de dois representantes para luta pelo cinturão vago. O vencedor da luta co-principal do UFC 291, então, se aproxima do compromisso que determinará o novo líder do grupo.
2) Cinturão BMF em jogo
Criado em 2019 para determinar o ‘Mais Casca-Grossa’ no confronto entre Jorge Masvidal e Nate Diaz, o cinturão BMF será colocado em jogo após quase três anos. Com a aposentadoria do ‘Jesus das Ruas’, primeiro detentor do objeto, a organização optou por entregar o título ao vencedor do embate entre Dustin Poirier e Justin Gaethje.
Ex-campeões interinos dos leves (até 70,3kg.), Poirier e Gaethje são conhecidos por empolgar o público em suas apresentações. Embora se trate de um ‘cargo’ simbólico, o desafio entre os norte-americanos está cercado de expectativas, haja vista o talento dos astros da organização.
Além do título, quem triunfar pode se aproximar da chance de um combate pelo cinturão linear dos leves. Atualmente, Dustin ocupa a segunda posição na categoria, enquanto Gaethje é o terceiro.
3) Tony Ferguson: adeus ou redenção
Ícone no peso leve do Ultimate, Tony Ferguson definitivamente vive sua pior fase na carreira como profissional no MMA. Acostumado a colecionar vítimas no octógono ao longo de mais de 10 anos no UFC, o veterano quer encerrar uma sequência de cinco derrotas seguidas.
No UFC 291, o norte-americano será adversário de Bobby Green e precisará passar pelo compatriota para alimentar a ‘sobrevida’ na companhia. Além da nova oportunidade, o ‘Bicho-Papão’ tenta provar que segue, mesmo aos 39 anos, em condições de enfrentar os melhores do mundo.
Caso vença, Tony admitiu que pretende seguir competindo. Se perder, o atleta pode ter situação insustentável na companhia e sacramentar o ‘adeus’.
4) Marcos Pezão: luta da vida
Representante dos pesados (até 120,2kg.) do UFC desde 2014, Marcos Pezão está escalado para seu maior desafio desde sua estreia na companhia. Depois de período de oscilação na organização, o brasileiro encara uma verdadeira referência no grupo.
Maior nocauteador na história do peso pesado do UFC, Lewis quer encerrar a fase dramática na carreira. Veterano na empresa e referência no grupo, o norte-americano acumula quatro tropeços nos últimos cinco desafios.
5) Mais Brasil
O Brasil conta com mais quatro representantes no card preliminar. Depois de estrear no UFC, em janeiro, com finalização relâmpago, Gabriel Marretinha está de volta. Invicto em 14 lutas no MMA, o meio-médio será adversário de Trevin Giles.
Famoso por seu poder de nocaute, Claudio Rodrigues quer o segundo triunfo na companhia. Promessa dos médios (até 83,9kg.), atleta encara o também agressivo Roman Kopylov.
Aposta tupiniquim no peso mosca, Vinicius Salvador busca o primeiro triunfo com as luvas do Ultimate. No fim de semana, o combatente será adversário de CJ Vergara.
Em bom momento na companhia, Priscila Pedrita fará sua estreia na temporada 2022. Após quase uma temporada de inatividade, a lutadora medirá forças com Miranda Maverick.
Ficha técnica do UFC 291
Data: 29 de julho de 2023
Horário: A partir de 19h30 (horário de Brasília)
Local: EnergySolutions Arena, Salt Lake City, Estados Unidos
Como assistir: SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real e UFC Fight Pass (todo o card) pela internet
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília)
Peso leve (até 70,3kg.): Dustin Poirier x Justin Gaethje – Luta pelo cinturão ‘BMF’
Peso meio-pesado (até 93kg.): Jan Blachowicz x Alex Poatan
Peso pesado (até 120,2kg.): Marcos Pezão x Derrick Lewis
Peso meio-médio (até 77,1kg.): Michel Pereira x Stephen Thompson – luta cancelada
Peso leve (até 70,3kg.): Tony Ferguson x Bobby Green
Peso meio-médio (até 77,1kg.): Michael Chiesa x Kevin Holland
CARD PRELIMINAR (19h30, horário de Brasília)
Peso meio-médio (até 77,1kg.): Trevin Giles x Gabriel Marretinha
Peso médio (até 83,9kg.): Roman Kopylov x Claudio Ribeiro
Peso meio-médio (até 77,1kg.): Jake Matthews x Darrius Flowers
Peso casado (até 58,2kg.): Vinicius Salvador x CJ Vergara
Peso meio-médio (até 77,1kg.): Matthew Semelsberger x Uros Medic
Peso mosca (até 56,7kg.): Miranda Maverick x Priscila Pedrita
Roobet patrocina a cobertura do UFC 291
A cobertura do UFC 291 é patrocinada pela a Roobet. O evento traz como destaque a estreia de Alex Poatan nos meio-pesados e a disputa do cinturão BMF.
A Roobet patrocina Alex Poatan e oferece uma superpromoção com até o dobro de ganhos se você apostar no brasileiro. Clique aqui para acessar o site, confira o regulamento e faça seu cadastro.
Você precisa fazer login para comentar.