De olho nas negociações para o UFC 294, que ocorrerá no mês de outubro, em Abu Dhabi, Daniel Cormier é pessimista ao falar sobre a presença de Islam Makhachev no evento. Com top 3 dos leves (até 70,3kg.), provavelmente indisponível para a data, o antigo duplo campeão acredita que o russo terá que enfrentar lutadores mais afastados do cinturão e que fãs irão se decepcionar com o confronto.
“Vamos ter que descer no ranking dos leves e encontrar outro cara, e as pessoas vão ficar muito decepcionadas. Será o cara número quatro, cinco ou seis do ranking que terá uma chance de título, porque simplesmente não haverá mais ninguém. Não sei contra quem ele vai lutar, mas alguém está prestes a receber uma bênção… Ele não lutará contra Leon Edwards. Não acho que o UFC vai permitir que ele esteja em duas superlutas sem ter que defender o cinturão (contra um desafiante ao cinturão dos leves)”, disse Cormier em programa na ESPN.
Após Charles do Bronx se negar a lutar em outubro, Islam Makhachev colocou alvo em Leon Edwards, atual campeão meio-médio (até 77,1kg.). Atento também a Alexander Volkanovski, o russo precisa contar com rápida recuperação da última vítima para adicioná-lo ao seu leque de opções.
Segundo e terceiro colocados no ranking dos leves, respectivamente, Dustin Poirier e Justin Gaethje se enfrentam em 29 de julho e geram expectativas de protagonizarem guerra eletrizante, fato que os impediria de se apresentarem pouco tempo depois, devido a alta chance de receberem suspensão médica.