O duelo que tem boas chances de ser a próxima disputa do cinturão peso pena (até 65,7kg) já começou. Pelo menos, fora do octógono. Após a vitória de Alexander Volkanovski sobre Yair Rodriguez, no UFC 290, o campeão foi cercado na saída do octógono pelo espanhol Ilia Topuria, que fez uma encarada tensa com o rei da categoria, esquentando o possível embate.
Depois de uma rápida passagem pela divisão peso leve (até 70,3kg), onde foi derrotado por Islam Makhachev, Volkanovski voltou para a sua divisão de origem e onde reina desde dezembro de 2019. Na luta principal do UFC 290, o australiano bateu o então campeão interino Yair Rodriguez, com um nocaute no terceiro round.
Número cinco do ranking da divisão, Topuria deve ser confirmado como próximo desafiante, visto que os quatro lutadores a sua frente na clasificação já foram derrotados por Volkanovski ou por Max Holloway, ‘porteiro’ da divisão. Atleta do Ultimate desde 2014, o peso pena espanhol está invicto nas artes marciais mistas com um cartel de 14 vitórias consecutivas.