De volta à divisão dos penas (até 65,7kg.) após tentativa frustrada de conquistar o título dos leves (até 70,3kg.), Alexander Volkanovski provou ser o rei da divisão. Protagonista no UFC 290, realizado neste sábado (8), em Las Vegas (EUA), o australiano teve performance avassaladora em duelo válido pela unificação do título contra Yair Rodriguez. Seguro e incisivo, o ‘Grande’ liderou as ações por parte do confronto e chegou à vitória via nocaute técnico no terceiro round.
Com a vitória, Volkanovski atinge marca expressiva em sua trajetória no Ultimate. Além de se confirmar no topo absoluto dos penas, o atleta chegou à sua quinta defesa de cinturão e manteve a invencibilidade na organização.
Superado por Alexander, Rodriguez subiu no octógono como detentor do título interino, mas não teve êxito na tentativa de unificação do trono. Com o revés, o mexicano teve frustrado o sonho de se consagrar como campeão linear do grupo.
Alexander, o Grande
A luta começou com Rodriguez tomando a iniciativa com um chute alto, que raspou o rosto do campeão linear. Com pouco mais de um minuto, Volkanovski defendeu um chute do adversário e levou o rival para o chão. Por cima, o australiano pressionava e impedia a recuperação de Yair. Rodriguez tentava travar o confronto, enquanto Alexander golpeava no ground and pound. Em posição de vantagem, o australiano lançava ataques e anulava as investidas do oponente. Quase no minuto final, o mexicano conseguiu ficar de pé, mas o campeão linear não dava espaço. Perto do fim da etapa, Volkanovski voltou a cravar o adversário na lona e seguia liderando as ações. Alexander ensaiou o katagatame, mas Rodriguez se protegia. O round acabou com pressão total do australiano.
No segundo assalto, ambos atacaram com chutes simultaneamente. Yair passou a apostar nos chutes altos e tentava surpreender o campeão linear. Com pouco mais de um minuto, Alexander surpreendeu o mexicano com um direto de encontro. Na sequência, o australiano aplicou uma queda. Rodriguez ficou de pé, mas Volkanovski pressionava contra as grades. Segundos depois, Alexander voltou a derrubar e pressionava o rival no ground and pound. Novamente, Rodriguez ficou de pé, mas foi puxado para a lona pelo oponente. Por cima, Alexander era agressivo e continuava pressionando. O arsenal de golpes de Volkanovski magoava o rosto do mexicano, que tentava sobreviver ao castigo imposto. A etapa acabou com o australiano agredindo.
O terceiro round começou com Rodriguez voltando a investir nos chutes altos. Volkanovski respondeu com ataque na base do oponente. Ainda no primeiro minuto, Volkanovski agrediu com um direto limpo no rosto do adversário. A aposta de Yair era tentar surpreender com chutes na cabeça, mas Alexander buscava administrar a distância e impedir o êxito do oponente. Quase na metade do alto, Rodriguez teve bom momentos com dois chutes altos, mas Alexander mantinha a concentração e não dava sinais de abalo. O momento era bom do mexicano, que liderava as ações. Apesar da alta resistência, Volkanovski recebia grande parte dos ataques do adversário, mas não acusava os golpes. Com o tempo, Yair cresceu no embate e levava perigo contra o campeão linear. Perto do minuto final, foi a vez de Alexander surpreender. Rodriguez acusou um direto e passou a caminhar para trás. Volkanovski sentiu o bom momento e partiu para cima. O australiano seguiu castigando o oponente, que desabou. No ground and pound, Yair apenas se protegia. Percebendo a condição de Rodriguez, o árbitro interrompeu a luta.
Estatísticas do UFC Ao Vivo e em Tempo Real
Resultados do UFC 290
CARD PRINCIPAL
Peso pena (até 65,7kg.): Alexander Volkanovski derrotou Yair Rodriguez por nocaute técnico a 4m19s do R3- Luta pela unificação do título
Peso mosca (até 56,7kg.): Alexandre Pantoja derrotou Brandon Moreno na decisão dividida dos juízes (48-47, 46-49, 48-47) – Luta pelo cinturão
Peso médio (até 83,9kg.): Dricus Du Plessis derrotou Robert Whittaker por nocaute técnico a 2m23s do R2
Peso leve (até 70,3kg.): Dan Hooker derrotou Jalin Turner na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)
Peso médio (até 83,9kg.): Bo Nickal derrotou Val Woodburn por nocaute a 38s do R1
CARD PRELIMINAR
Peso meio-médio (até 77,1kg.): Robbie Lawler derrotou Niko Price por nocaute a 38s do R1
Peso casado (59kg): Tatsuro Taira derrotou Edgar Chairez na decisão unânime dos juízes (29-27, 29-27, 29-27)
Peso palha (até 52,1kg.): Denise Gomes derrotou Yazmin Jauregui por nocaute técnico (socos) aos 20s do R1
Peso meio-pesado (até 93kg.): Alonzo Menifield derrotou Jimmy Crute por finalização (guilhotina) aos 1m55s do R2
Peso meio-pesado (até 93kg.): Vitor Petrino derrotou Marcin Prachnio por finalização (Katagatame) aos 3m42s do R3
Peso galo (até 61,2kg.): Cameron Saaiman derrotou Terrence Mitchell por nocaute técnico (socos) aos 3m10s do R1
Peso mosca (até 56,7kg.): Jesus Aguilar derrotou Shannon Ross por nocaute (soco) aos 17s do R1
Peso leve (até 70,3kg.): Esteban Ribovics derrotou Kamuela Kirk na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Você precisa fazer login para comentar.