Neste sábado (8), os pesos penas (até 65,7 kg) Alexander Volkanovski e Yair Rodriguez se enfrentam na luta principal do UFC 290, valendo a décima terceira unificação de cinturões na história da organização. A disputa entre o australiano e o mexicano será responsável, inclusive, por desempatar o placar entre campeões lineares e interinos, já que, nos 12 embates anteriores, foram seis vitórias para cada lado.
Relembre todas as unificações de cinturão da história do UFC, em ordem cronológica.
Randy Couture (interino) x Tito Ortiz (linear) – UFC 44
A primeira unificação de cinturões na história do UFC aconteceu na 44ª edição do evento, em 2003. Campeão interino após nocautear Chuck Liddell, Randy Couture unificou os cinturões dos meio-pesados (até 93 kg) ao dominar o então campeão linear Tito Ortiz por cinco rounds.
Georges St-Pierre (interino) x Matt Serra (linear) 2 – UFC 83
Após ter sido derrotado em uma das maiores zebras da história do MMA, Georges St-Pierre conquistou o cinturão interino dos meio-médios (até 77 kg) ao finalizar Matt Hughes e unificou os títulos em revanche contra seu algoz Matt Serra no UFC 83, em 2008.
Brock Lesnar (linear) x Frank Mir (interino) 2 – UFC 100
Primeiro campeão linear a conseguir unificar os cinturões, Brock Lesnar conquistou o feito ao nocautear seu rival Frank Mir em revanche no UFC 100, em 2009.
Brock Lesnar (linear) x Shane Carwin (interino) – UFC 116
Não satisfeito em unificar os cinturões dos pesos pesados uma vez, Brock Lesnar repetiu o feito no ano seguinte. O gigante derrotou o campeão interino Shane Carwin no UFC 116, em 2010.
Georges St-Pierre (linear) x Carlos Condit (interino) – UFC 154
Quatro anos após unificar como campeão interino, Georges St-Pierre repetiu o feito, mas desta vez como campeão linear dos meio-médios. O canadense superou o campeão interino Carlos Condit no UFC 154, em 2012.
Fabrício Werdum (interino) x Cain Velasquez (linear) – UFC 188
No UFC 188, em junho de 2015, foi a vez do brasileiro Fabrício Werdum somar mais um ponto para os campeões interinos. O brasileiro finalizou o campeão linear Cain Velasquez e unificou os cinturões dos pesos pesados.
Conor McGregor (interino) x José Aldo (linear) – UFC 194
Após conquistar o título interino dos penas (até 65,7 kg) contra Chad Mendes, Conor McGregor precisou de apenas 13 segundos contra o campeão linear José Aldo para unificar os cinturões da divisão no UFC 194, em dezembro de 2015.
Max Holloway (interino) x José Aldo (linear) – UFC 212
José Aldo realmente não teve sorte nas unificações de cinturão. Sete meses após a derrota para McGregor, o brasileiro se tornou campeão interino dos penas ao derrotar Frankie Edgar e foi posteriormente promovido novamente ao posto de campeão linear. Em julho de 2017, no entanto, Aldo acabou derrotado pelo então campeão interino Max Holloway no UFC 212.
Khabib Nurmagomedov (linear) x Dustin Poirier (interino) – UFC 242
Após três vitórias seguidas de campeões interinos, coube a Khabib Nurmagomedov pontuar novamente para o time dos campeões lineares. No UFC 242, em 2019, o russo finalizou o campeão interino Dustin Poirier para unificar os cinturões dos leves (até 70,3 kg).
Israel Adesanya (interino) x Robert Whittaker (linear) – UFC 243
Israel Adesanya foi mais um campeão interino a ter sucesso em unificação de cinturão. Em 2019, no UFC 243, o nigeriano nocauteou o então campeão linear Robert Whittaker para unificar os títulos dos médios (até 83,9 kg).
Khabib Nurmagomedov (linear) x Justin Gaethje (interino) – UFC 254
No UFC 254, em outubro de 2020, Khabib Nurmagomedov unificou os títulos dos leves ao finalizar o campeão interino Justin Gaethje antes de anunciar aposentadoria e deixar o posto de campeão vago.
Francis Ngannou (linear) x Ciryl Gane (interino) – UFC 270
A última unificação de cinturões no Ultimate aconteceu em janeiro do ano passado, no UFC 270. Na ocasião, Francis Ngannou derrotou o campeão interino Ciryl Gane e deixou a disputa entre campeões lineares e interinos empatada em 6 a 6.
Você precisa fazer login para comentar.