Promessa no peso mosca (até 56,7kg.), Ariane Lipski levou a melhor no duelo brazuca no UFC Las Vegas 76. Destaque no espetáculo deste sábado (1), a curitibana teve confronto equilibrado com Melissa Gatto, mas levou a melhor diante da compatriota. Ao fim de três rounds, a aluna de Amanda Nunes foi declarada vencedora na decisão dividida dos juízes.
Com a vitória, Lipski inicia nova sequência de triunfos na companhia. Agora, a combatente soma cinco triunfos em 10 desafios na organização.
Batida pela curitibana, Gatto sofre o segundo tropeço seguido no UFC. A paulista acumula dois resultados positivos e dois negativos.
O confronto começou com Lipski tomando a iniciativa com um chute na linha de cintura da rival. O duelo era tenso, com as lutadoras economizando nos ataques e evitando possível erro fatal. No minuto final, Gatto lançava ataques seguros, e era mais efetiva do que a compatriota. Perto de acabar a etapa, Melissa encurtou e passou a pressionar a oponente contra as grades, mas não havia mais tempo.
No segundo round, as lutadoras passaram a medir forças na curta distância, com socos e chutes. Ainda no primeiro minuto, Lipski tentava acuar a adversária próxima às grades, e soltava chutes e diretos. Na sequência, Gatto partiu para a luta agarrada e pressionava a oponente contra as grades. O confronto se desenrolava sem muita ação das partes, até que, na metade da etapa, Ariane conseguiu uma bela queda. Gatto conseguiu se levantar rapidamente e voltou a tentar a queda sobre a rival. Perto do minuto final, as atletas se afastaram e voltaram a medir forças no centro do octógono. No fim da etapa, Lipski tentou surpreender com combinação de direto, seguido de chute alto. O round acabou com nova tentativa de queda de Melissa.
No último round, Lipski surpreendeu logo no início, com um direto e cruzado. Estratégica, Gatto buscou nova queda, mas Ariane se defendeu bem. Melissa apostava no confronto na longa distância e atuava no contragolpe. Retando quase dois minutos, Gatto conseguiu encurtar e buscava chegar às costas da compatriota. Lipski conseguiu se defender bem e Melissa acabou caindo por baixo. Na sequência, Ariane permitiu que a oponente se levantasse e o embate voltou a ser disputado no centro do octógono. A luta acabou com as lutadoras se estuando no centro do cage.
Aposta para o futuro do peso leve (até 70,3kg.), Grant Dawson confirmou a invencibilidade no Ultimate. Adversário de Damir Ismagulov, o lutador teve performance segura e passou com tranquilidade sobre o adversário. Ao fim de três rounds de confronto morno, o atleta foi declarado vencedor na decisão unânime dos juízes.
Com o resultado, Dawson segue a escalada rumo ao topo da divisão liderada por Islam Makhachev. Agora, o combatente acumula nove apresentações na empresa sem nunca ter amargado um revés.
Dominado na luta co-principal, Ismagulov deve perder a posição no ranking para o rival. Antes de encarar Grant, 15º no grupo, Damir ocupava a 12ª colocação.
Aposta para o futuro dos meio-médios (até 77,1kg.), Michael Morales passou por desafio de peso na companhia. Diante do veterano Max Griffin, o prospecto de 23 anos teve performance segura e levou a melhor durante grande parte do embate. Após três rounds, o equatoriano foi declarado vencedor na decisão unânime dos juízes.
A nova vitória confirma amplia o bom momento do lutador. Além de conquistar o terceiro triunfos na companhia, o lutador defendeu sua invencibilidade no MMA profissional, somando, agora, 15 vitórias.
Representante do UFC desde 2016, Griffin não facilitou para a promessa, mas deixou o octógono com o revés. O lutador, agora, tem dois tropeços nas últimas cinco apresentações.
CARD PRINCIPAL
Peso médio (até 83,9kg.): Sean Strickland derrotou Abus Magomedov por nocaute técnico a 4m20s do R2
Peso leve (até 70,3kg.): Grant Dawson derrotou Damir Ismagulov na decisão unânime dos juízes (30-26, 30-27, 30-27)
Peso meio-médio (até 77,1kg.): Michael Morales derrotou Max Griffin na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso mosca (até 56.7kg.): Ariane Lipski derrotou Melissa Gatto na decisão dividida dos juízes (29-28, 30-27, 28-29)
Peso leve (até 70,3kg.): Benoit Saint-Denis finalizou Ismael Bonfim com um mata-leão a 4m08s do R1
Peso médio (até 83,9kg.): Nursulton Ruziboev derrotou Brunno Hulk por nocaute a 1m17s do R1
CARD PRELIMINAR
Peso meio-médio (até 77,1kg.): Rinat Fakhretdinov derrotou Kevin Lee por finalização (guilhotina) aos 55s do R1
Peso pena (até 65,7kg.): Joanderson Tubarão derrotou Westin Wilson por nocaute (socos) aos 2m54s do R1
Peso pena (até 65,7kg: Karol Rosa derrotou Yana Santos na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)
Peso leve (até 70,3kg.): Elves Brener derrotou Guram Kutateladze por nocaute técnico (socos) aos 3m17s do R3
Peso mosca (até 56,7kg.): Luana Dread derrotou Ivana Petrovic na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso pesado (até 120,2kg.): Alexander Romanov derrotou Blagoy Ivanov na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)