Uma das principais dúvidas dos fãs em relação ao jogo “EA Sports UFC”, novo game franqueado pela maior organização de MMA do planeta, era o sistema de finalizações – sempre um ponto sensível em qualquer simulação virtual das artes marciais mistas. Em seu canal oficial no YouTube, a “Eletronic Arts”, produtora responsável pelo título, pôs fim ao suspense e divulgou um vídeo em que explica como será a interface para o jogo de chão no jogo. Como exemplo, foi escolhida a campeã peso galo feminina Ronda Rousey e sua renomada chave de braço.
No vídeo, Ronda começa a luta contra sua grande rival Miesha Tate em pé e, após alguns minutos no clinch, leva a adversária ao solo. O sistema de finalizações consiste basicamente em um octógono na tela com quatro direções possíveis, acionadas por comandos na alavanca direita dos controles. Para fugir, Tate precisa direcionar a alavanca para qualquer uma dos lados. Por sua vez, Ronda deve “perseguir” o cursor da rival e posicionar o seu próprio no mesmo lugar, também usando a alavanca direita, para evitar que ela fuja. Ao mesmo tempo, Rousey precisa ficar atenta, já que eventualmente aparecerão ordens de comando usando a alavanca esquerda. São esses comandos que determinam o progresso de sua finalização. Um erro ou a demora para executar o movimento certo podem facilitar a saída de Tate da posição. Além disso, fatores como resistência física e atributos técnicos dos lutadores também influenciam diretamente no resultado final.
Na descrição, o sistema pode parecer mais complicado do que é na verdade. Por isso, assista abaixo ao vídeo de apresentação do sistema de finalizações do game “EA Sports UFC”, que chega às lojas no próximo dia 17 de junho: