Promessa brasileira no peso palha (até 52,1kg.) do Ultimate, Tabatha Ricci ampliou sua grande fase na organização. Destaque no card preliminar do UFC Jacksonville, realizado neste sábado (24), a paulista frustrou a estratégia da veterana Gillian Robertson e venceu com performance estratégica. Após anular as tentativas de quedas da rival, a tupiniquim foi declarada vencedora do embate na decisão unânime dos juízes.
Com a vitória, Ricci amplia o bom momento. Além de atingir a marca de quatro triunfos seguidos, a brasileira defendeu a 15ª posição no ranking liderado por Weili Zhang.
Veja Também
No UFC desde 2017, Robertson perdeu a oportunidade de integrar o top 15 do grupo. O tropeço também encerra uma sequência de dois resultados positivos para a canadense.
O conceito de estratégia
O confronto começou com Ricci tomando a iniciativa com um chute na linha de cintura da rival. Ainda no primeiro minuto, Robertson encurtou a distância e tentou uma queda, mas a brasileira se defendeu bem. No segundo minuto, foi a vez da paulista arriscar, e conseguir, derrubar. A canadense, no entanto, conseguiu ficar de pé na sequência. Com o decorrer da luta, a brasileira se dava bem com chutes baixos e desequilibrava a oponente. Nos segundos finais, as atletas ensaiaram uma trocação franca, mas o cronômetro zerou.
No segundo round, Robertson foi a primeira a atacar, com um chute alto, que explodiu na guarda da brasileira. Ricci pontuava com jabs e diretos. A canadense buscava espaço para se aproximar e levar o embate para o chão. Tabatha mantinha a distância e tentava anular as ações da oponente. Restando dois minutos para o fim da etapa, Ricci se aproveitou de um descuido da adversária e derrubou. Novamente, Robertson ficou de pé. O plano da brasileira frustrava as investidas da adversária, famosa por seu jogo de chão.
O último assalto começou com Ricci apostando no embate na longa-distância. Com combinações, a brasileira tentava confundir a adversária, que seguia com dificuldades em impor seu ritmo. Na sequência, a canadense conseguiu encurtar a distância e levar a tupiniquim para o chão. Tabatha conseguiu se defender bem e ficou de pé segundos depois. Restando dois minutos para o fim, a paulista voltou a lançar chutes no tronco da adversária. A favor do tempo, a tupiniquim passou a administrar o resultado, e não dava chances à oponente. A etapa acabou com Gillian buscando nova queda, mas a brasileira se defendeu bem.
Promessa polonesa dos leves brutaliza rival
Promessa do peso leve (até 70,3kg.), Mateusz Rebecki deu um verdadeiro show no octógono. Adversário de Loik Radzhabov, o polonês fez do rival uma vítima de seus chutes nas pernas. Ao longo de pouco mais de um round, o lutador impediu a movimentação do adversário e chegou ao nocaute na segunda etapa.
Além de chegar à sua segunda vitória seguida na empresa, mantendo a invencibilidade no UFC, o atleta atingiu marca expressiva. Agora, o polonês acumula 15 resultados positivos em sequência.
Superado no evento, Radzhabov sofre o primeiro tropeço na organização. A derrota para Mateusz representou o primeiro revés na via rápida na carreira do lutador.
Joshua Van estreia com vitória sobre Zhalgas Zhumagulov
A tarde do UFC Jacksonville era mesmo dos estreantes. Após a vitória de Jose Mariscal sobre o até então invicto Trevor Peek, foi a vez de Joshua Van superar o experiente Zhalgas humagulov na quarta luta do evento, válida pela divisão dos moscas (até 56,7kg). Após um primeiro round melhor do cazaque, o norte-americano cresceu na luta a partir do segundo assalto e saiu com a vitória na decisão dividida dos juízes (28-29, 29-28, 29-28).
Joshua Van estreia com vitória no UFC. O ex-campeão do Fury FC soma agora oito triunfos e uma única derrota na carreira profissional.
Do outro lado, Zhalgas Zhumagulov se vê em situação muito delicada após amargar o quarto revés consecutivo e o sexto nas últimas sete lutas no octógono.
Chepe Mariscal encerra invencibilidade de Trevor Peek em luta eletrizante
Emoção não faltou na terceira luta do UFC Jacksonville. Em duelo válido pela divisão dos leves (até 70,3kg), Chepe Mariscal derrotou Trevor Peek na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27) em combate eletrizante. Mariscal, que aceitou o chamado para a luta com poucos dias de antecedência, surpreendeu o rival com um excelente jogo de quedas e ótima condição física para sair vitorioso de uma ‘guerra’ de três rounds.
Chepe Mariscal estreia no UFC com o pé direito e emplaca a quarta vitória consecutiva na carreira.
Do outro lado, Trevor Peek conhece a primeira derrota da carreira em sua segunda luta no UFC. O atleta de 28 anos tem agora oito vitórias e um revés no MMA.
Em duelo movimentado, Jack Jenkins supera Jamal Emmers na decisão dividida
Protagonistas da segunda luta da tarde, válida pela divisão dos penas (até 65,7kg), Jamall Emmers e Jack Jenkins entregaram aos fãs um duelo muito movimentado. Superando a vantagem de envergadura do oponente, Jenkins levou a melhor na opinião de dois dos três juízes, saindo com a vitória na decisão dividida (27-30, 29-28, 29-28).
Com o resultado, Jack Jenkins segue invicto no UFC, com duas vitórias em duas lutas. Ao todo, o australiano carrega uma sequência de nove vitórias na carreira.
Jamall Emmers segue sem conseguir emplacar duas vitórias consecutivas no octógono e amarga a terceira derrota em cinco lutas no Ultimate.
Sedriques Dumas domina e bate Cody Brundage na abertura do card preliminar
Na primeira luta do UFC Jacksonville, válida pela divisão dos médios (até 83,9kg), Sedriques Dumas derrotou Cody Brundage na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 30-27). Lutando em seu estado natal, Dumas frustrou o jogo de wrestling do rival do início ao fim do combate e saiu com a vitória.
Com o resultado, Sedriques Dumas se recupera da derrota sofrida em sua estreia no Ultimate, em março, e vence pela primeira vez na organização.
Do outro lado, Cody Brundage se vê em situação delicada ao amargar o terceiro revés consecutivo no octógono.
Estatísticas do UFC Jacksonville
Resultados do UFC Jacksonville
CARD PRINCIPAL
Peso pena (até 65,7kg): Ilia Topuria derrotou Josh Emmett na decisão unânime dos juízes (50-44, 50-42, 49-45)
Peso mosca (até 56,7kg): Maycee Barber derrotou Amanda Ribas por nocaute técnico a 3m42s do R2
Peso pesado (Até 120,2kg): Austen Lane e Justin Tafa terminou em ‘no contest’ (dedo no olho acidental)
Peso pena (até 65,7kg): David Onama derrotou Gabriel Mosquitinho por nocaute a 4m13s do R2
Peso médio (até 83,9kg): Brendan Allen finalizou Bruno Blindado com um mata-leão a 4m39s do R1
CARD PRELIMINAR
Peso meio-médio (até 77,1kg): Neil Magny derrotou Phil Rowe na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)
Peso meio-médio (até 77,1kg): Randy Brown derrotou Wellington Turman na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso leve (até 70,3kg): Mateusz Rebecki derrotou Loik Radzhabov por nocaute técnico a 2m36s do R2
Peso palha (até 52,1kg): Tabatha Ricci derrotou Gillian Robertson na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 30-27)
Peso mosca (até 56,7kg): Joshua Van derrotou Zhalgas Zhumagulov na decisão dividida dos juízes (28-29, 29-28, 29-28)
Peso leve (até 70,3kg): Chepe Mariscal derrotou Trevor Peek na decisão unânime dos juizes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso pena (até 65,7kg): Jack Jenkins derrotou Jamall Emmers na decisão dividida dos juízes (27-30, 29-28, 29-28)
Peso médio (até 83,9kg): Sedriques Dumas derrotou Cody Brundage na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 30- 27)
Você precisa fazer login para comentar.