Empolgado com a vitória em sua estreia, o peso pena (até 65,7kg) Lucas Almeida foi atropelado pelo norte-americano Pat Sabatini no UFC Las Vegas 75. Depois de um primeiro round de domínio completo do atleta da casa no ground and pound e luta agarrada, o brasileiro ainda tentou reagir no segundo assalto mas logo foi dominado, quedado e finalizado com um katagatame. O show foi realizado no Apex, em Las Vegas (EUA).
Pat Sabatini se recupera da derrota sofrida para Damon Jackson em sua última luta e agora possui um retrospecto de 18 vitórias e quatro derrotas no MMA profissional.
Por outro lado, Lucas sofre sua primeira derrota em duas lutas na organização e vê o seu cartel ser alterado para 14 triunfos e dois reveses no esporte.
Logo nos primeiros segundos, Sabatini grudou no brasileiro e o levou para a grade. Após algumas tentativas, o norte-americano levou Lucas para o chão e começou a trabalhar para tentar montar. Mesmo sem conseguir a montada, Sabatini seguia controlando o seu rival e o mantinha preso ao solo com socos e cotoveladas. Com um jiu-jitsu afiado, Pat continuava mantendo o brasileiro sob o seu controle e castigando com socos e cotoveladas de forma interminável. Lucas foi, literalmente, salvo pelo gongo.
Na volta para o segundo round, Sabatini também buscou grudar de forma imediata e logo travou Lucas na grade novamente e conseguiu quedar o brasileiro. O norte-americano buscou a transição, conseguiu encaixar o katagatame e Lucas rapidamente bateu em desistência.
Considerado um grande prospecto do cenário europeu, o inglês Christian Leroy Duncan sentiu o gosto amargo da derrota pela primeira vez no Ultimate (e na carreira). No card principal do UFC Las Vegas 75, o britânico não conseguiu ser efetivo e foi anulado pela experiência e trocação consistente do armênio Armen Petrosyan, que fazendo o ‘arroz e feijão’ no octógono, saiu vitorioso na decisão unânime dos juízes.
Petrosyan emendou sua segunda vitória consecutiva e agora marca oito triunfos e dois reveses no MMA profissional. Por outro lado, Duncan perde sua invencibilidade e passa a ostentar o retrospecto de oito resultados positivos e apenas um negativo
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília)
Peso médio (até 83,9kg.): Jared Cannonier derrotou Marvin Vettori na decisão unânime dos juízes (49-45, 49-45, 48-46)
Peso leve (até 70,3kg.): Arman Tsarukyan derrotou Netto BJJ por nocaute técnico (socos) aos 3m25s do R3
Peso médio (até 83,9kg.): Armen Petrosyan derrotou Christian Leroy Duncan na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 29-28)
Peso pena (até 65,7kg.): Pat Sabatini derrotou Lucas Almeida por finalização (katagatame) aos 1m48s do R2
Peso leve (até 70,3kg.): Manuel Torres derrotou Nikolas Mota por nocaute técnico (cotoveladas) aos 1m50s do R1
Peso meio-médio (até 77,1kg.): Nicolas Dalby derrotou Muslim Salikhov na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 29-28)
CARD PRELIMINAR (20h, horário de Brasília)
Peso mosca (até 56,7kg.): Alessandro Costa derrotou Jimmy Flick por nocaute técnico (cotoveladas) aos 1m03s do R2
Peso galo (até 61,2kg.): Kyung Ho Kang derrotou Cristian Quiñonez por finalização (mata-leão) a 2min25s do R1
Peso mosca (até 56,7kg.): Carlos Hernandez derrotou Denys Bondar por decisão técnica unânime dos juízes (30-27, 30-27, 29-28)
Peso mosca (até 56,7kg.): Tereza Bledá derrotou Gabriella Fernandes na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso galo (até 61,2kg.): Luta entre Dan Argueta e Ronnie Lawrence terminou sem resultado após intervenção equivocada do árbitro a 2min52s do R1
Peso meio-pesado (até 93kg.): Modestas Bukauskas derrotou Zac Pauga na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 29-28)