O combate entre tops-5 do peso médio (até 83,9kg) prometia maior equilíbrio, porém, o que se viu no UFC Las Vegas 75 foi um ‘passeio no parque’. O norte-americano Jared Cannonier não tomou conhecimento do italiano Marvin Vettori e com uma trocação afiada e potente, castigou o rosto do seu rival e saiu vitorioso na decisão unânime dos juízes e pode sonhar com uma nova oportunidade de lutar pelo cinturão.
Desde a derrota para Israel Adesanya, em julho de 2022, Cannonier venceu seus dois combates, contra Sean Strickland e Marvin Vettori. De volta a boa fase, o norte-americano agora passa a marcar 17 triunfos e seis reveses em seu cartel profissional.
O italiano Marvin Vettori sofre sua segunda derrota nas últimas três lutas e vai se distanciando da elite da divisão dos médios. O ex-desafiante muda o seu retrospecto profissional para 19 resultados positivos e apenas seis negativos.
Os dois lutadores partiram para a troca de golpes desde o primeiro segundo de luta. Vettori acertou um direto que balançou Cannonier. O italiano aproveitou o momento, insinuou que poderia explodir, mas preferiu não se afobar. Cannnonier devolveu o golpe e balançou o experiente italiano. Vettori acertou novo golpe que deu outra balançada e quase foi à knockdown. No minuto final, Jared encurralou o italiano e acertou boas combinações que assustaram o italiano.
Cannonier voltou mais agressivo para a segunda parcial, tentando encurralar Vettori e buscando acertar as combinações no italiano. Cannonier acertou outro golpe de direita que fez Vettori sentir e ficar mais acuado, porém, o norte-americano preferiu não explodir. Jared acertou um chute baixo que fez Marvin ir ao chão. Cannonier não perdeu tempo e buscou o ground and pound, causando sérios danos a um Vettori que apenas se defendia e sem muito sucesso. Cannonier seguiu com o massacre e continuou castigando o italiano com socos, cotoveladas e até joelhadas, entretanto, Vettori seguia de pé.
Na terceira parcial, Cannonier surpreendeu ao entrar nas pernas de Vettori e buscar a queda, porém, não chegou nem perto de assustar o seu rival. Jared seguia andando para frente, se impondo na luta e castigando Vettori, que mesmo assim, ainda conseguia assustar com alguns raros contragolpes. Marvin tentou surpreender e entrou nas pernas de Cannonier mas não chegou a manter o norte-americano no solo nem por 20 segundos.
Os jabs e diretos de Cannonier seguiam entrando limpos no rosto de Vettori. O norte-americano usava bem a envergadura e não deixava o italiano se aproximar sem temer ou receber alguns dos seus golpes. Marvin tentava mostrar que ainda estava vivo no combate com alguns chutes baixos, mas logo era castigado ainda mais por Cannonier.
O duelo começou mais franco no último round: Vettori tentou ser mais agressivo para buscar um nocaute e Cannonier seguia controlando bem a distância e com o tempo quase perfeito dos golpes, mantinha um alto índice de acerto nos seus golpes. Jared aplicou uma linda finta e golpeou em cheio o rosto do italiano. O norte-americano colocou o seu rival para baixo no minuto final, mas, Vettori logo se levantou. Com os dois atletas abraçados, o gongo soou decretando o fim da luta.
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília)
Peso médio (até 83,9kg.): Jared Cannonier derrotou Marvin Vettori na decisão unânime dos juízes (49-45, 49-45, 48-46)
Peso leve (até 70,3kg.): Arman Tsarukyan derrotou Netto BJJ por nocaute técnico (socos) aos 3m25s do R3
Peso médio (até 83,9kg.): Armen Petrosyan derrotou Christian Leroy Duncan na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 29-28)
Peso pena (até 65,7kg.): Pat Sabatini derrotou Lucas Almeida por finalização (katagatame) aos 1m48s do R2
Peso leve (até 70,3kg.): Manuel Torres derrotou Nikolas Mota por nocaute técnico (cotoveladas) aos 1m50s do R1
Peso meio-médio (até 77,1kg.): Nicolas Dalby derrotou Muslim Salikhov na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 29-28)
CARD PRELIMINAR (20h, horário de Brasília)
Peso mosca (até 56,7kg.): Alessandro Costa derrotou Jimmy Flick por nocaute técnico (cotoveladas) aos 1m03s do R2
Peso galo (até 61,2kg.): Kyung Ho Kang derrotou Cristian Quiñonez por finalização (mata-leão) a 2min25s do R1
Peso mosca (até 56,7kg.): Carlos Hernandez derrotou Denys Bondar por decisão técnica unânime dos juízes (30-27, 30-27, 29-28)
Peso mosca (até 56,7kg.): Tereza Bledá derrotou Gabriella Fernandes na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso galo (até 61,2kg.): Luta entre Dan Argueta e Ronnie Lawrence terminou sem resultado após intervenção equivocada do árbitro a 2min52s do R1
Peso meio-pesado (até 93kg.): Modestas Bukauskas derrotou Zac Pauga na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 29-28)