A trajetória de Daniel Willycat segue vitoriosa no Ultimate. Em sua terceira luta na organização, o atleta da ‘Chute Boxe Diego Lima’ entregou uma atuação irrepreensível, anulou Johnny Muñoz e saiu vitorioso no duelo que encerrou o card preliminar do UFC Las Vegas 74. O show aconteceu no tradicional Apex, em Las Vegas (EUA).
Após estrear com derrota para Julio Arce no Ultimate, Willycat se recuperou com maestria e agora emenda sua segunda vitória seguida vestindo as luvas da empresa. O lutador brasileiro agora possui um cartel de 11 vitórias e duas derrotas no esporte.
Já Muñoz segue com seu retrospecto irregular na empresa e sofreu seu terceiro revés em duas lutas na empresa. O norte-americano passa a marcar 12 resultados positivos e três negativos no esporte.
Logo nos primeiros segundos, Willycat acertou um golpe involuntário nas partes baixas do seu rival e o árbitro interrompeu o combate. No retorno do combate, Munoz grudou no brasileiro e puxou o duelo pra guarda. Daniel deixou o braço exposto e quase caiu no triângulo, mas conseguiu escapar e ficar de pé. Willycat tentou encurtar e recebeu o ‘troco’: um chute nas partes baixas, porém, com menos intensidade. Daniel voltou a tentar encurtar, mas Munoz seguia sem deixar, grudando no instante que o atleta tupiniquim se aproximava. Os dois atletas se embolaram no chão, com Daniel por cima na guarda. O brasileiro se levantou nos segundos finais e esperou até o fim do primeiro round.
Na segunda parcial, Munoz voltou a buscar a luta agarrada desde os primeiros segundos de confronto. Os dois atletas voltaram a se embolar no chão, com o brasileiro novamente por cima buscando o ground and pound. Daniel conseguia golpear o seu rival, mas mostrava-se atento com as tentativas de finalização do norte-americano. Willycat voltou a ficar por cima na guarda e passou a acertar com mais contundência no ground and pound, forçando Munoz a apenas lutar para sobreviver. Os dois atletas voltaram a ficar de pé, porém, no mesmo segundo, Johnny tentou outra queda e não conseguiu. Munoz tentou um chute alto e o brasileiro defendeu e colocou o seu rival para baixo de forma imediata, onde o manteve sob controle até o soar do gongo.
Novo chute baixo de Daniel logo no soar do gongo do terceiro round. O norte-americano sentiu muitas dores e precisou de pouco mais de três minutos para retornar. Munoz acertou uma forte joelhada voadora que entrou limpo e fez o brasileiro dar uma balançada. O norte-americano tentou encaixar uma guilhotina em pé, mas o brasileiro se defendeu bem e colocou o seu rival de costas no chão. Por cima novamente, Willycat tentou se levantar mas o norte-americano conseguiu nova queda e ficou por cima do brasileiro. Daniel acertou uma linda pedalada e balançou o seu rival que sentiu o golpe. O brasileiro ainda explodiu nos segundos finais, mas logo o gongo soou decretando o fim do confronto.
O duelo entre Mayes e Arlovski foi um embate típico de pesos pesados. Os atletas mantiveram o embate na curta distância em uma trocação franca perigosa, que, teve leve vantagem do veterano no primeiro round. No segundo assalto, Arlovski soltou um jab displicente e abriu espaço na guarda, que fez Mayes soltar um forte cruzado que levou o bielorusso a knockdown. Don’Tale ainda aplicou mais alguns socos antes da interrupção do árbitro.
Arlovski sofreu sua segunda derrota seguida, a décima segunda por nocaute na carreira e agora possui um cartel de 34 triunfos e 22 reveses em 24 anos de carreira.
Com o nocaute, Mayes volta a vencer após pouco mais de dois anos, onde sofreu uma derrota e um no-contest em dois confrontos. O norte-americano passa a marcar 10 triunfos e cinco reveses como profissional do esporte.
Não faltou emoção no duelo entre os pesos galos (até 61,2kg) John Castañeda e Muin Gafurov. Os dois lutadores mostraram bastante disposição e a trocação franca prevaleceu durante boa parte do combate, inclusive, resultando em uma cabeçada involuntária do tajique, que fez o árbitro central deduzir um ponto do asiático. Ao fim dos 15 minutos, Castañeda saiu vitorioso na decisão dos juízes.
Com o triunfo, John se recupera da derrota sofrida em sua última luta e retorna ao caminho dos resultados positivos. O norte-americano agora possui um cartel de 19 vitórias e seis reveses.
Ex-atleta da LFA, Gafurov estreia com o pé esquerdo na organização e vê a sua sequência de duas vitórias seguidas ser quebrada. O tajique agora marca 18 triunfos e cinco reveses como profissional do esporte.