Recém-contratado pelo UFC, José Henrique ‘Canela’ vai levar um bom tempo para estrear na organização. Na última quinta-feira (1), a USADA (Agência Antidoping dos Estados Unidos) anunciou que o manauara de 21 foi flagrado em exame antidoping e suspenso das competições por dois anos.
De acordo com a USADA, José Henrique testou positivo para dois metabólitos do anabolizante nandrolona: 19-norandrosterona e 19-noretiocolanolona. Os testes foram realizados fora do período de competição, no dia 8 de março. A suspensão do brasileiro é retroativa do dia em que ele falhou no exame, o que significa que ele estará livre para competir a partir do dia 8 de março de 2025.
“Antes de serem adicionados ao Programa Antidoping do UFC, os atletas são perguntados sobre substâncias que utilizaram nos 12 meses anteriores. Um atleta que faz tal declaração não será considerado infrator, mas, dependendo da substância, pode ser obrigado a ficar afastado da competição por um período de pelo menos seis meses e fornecer pelo menos duas amostras negativas. Henrique não declarou o uso de nandrolona e/ou outros esteroides em seu formulário de entrada”, explicou a agência.
José Henrique ‘Canela’, que completou 21 anos no final de maio, participou da última temporada do ‘Contender Series’, mas acabou sofrendo a única derrota da carreira contra Yusaku Kinoshita. O manauara, no entanto, foi contratado pelo UFC após nocautear Alan Silva no Shooto Brasil, em fevereiro deste ano.