Além de aposentado, Khabib Nurmagomedov havia anunciado que se afastaria do MMA e não viajaria mais com seus atletas para atuar como técnico durante os combates. Líder da AKA, academia onde o russo costuma treinar, Javier Mendez revelou que tudo foi um mal entendido e declarou que o ex-campeão peso leve (até 70,3kg.) segue auxiliando os atletas, apesar de não os acompanhar nos eventos.
“Uma coisa que as pessoas não entendem é que ele nunca disse que não treinaria pessoas. Ele disse que não vai estar no corner e viajar para lutar porque está passando tempo com sua família. Ele nunca disse que não viria visitar aqui e ali, e treinar os caras. Ele nunca disse nada disso. Ele ainda está se apegando a tudo o que já disse”, explicou Javier em entrevista ao ‘The Schmo’.
Apesar da declaração, o líder da academia enalteceu a figura que Khabib apresenta como técnico e expressou desejo em ter o pupilo junto a equipe durante os eventos.
“Ele também nunca disse nunca, então espero que em algum momento ele possa voltar e me ajudar, porque ele estar no corner é um grande motivador para os caras e para mim. Então meu trabalho é mais fácil. Não preciso me preocupar com quase nada. Eu apenas sento no banco de trás e o deixo dirigir porque ele é um baita piloto”, concluiu Mendez.
Aposentado desde da vitória contra Justin Gaethje no UFC 254, em 2020, Khabib Nurmagomedov anunciou que a decisão foi feita devido a promessa feita a sua mãe de que nunca mais lutaria MMA após o falecimento do pai. Com carreira de sucesso, o atleta pendurou as luvas com cartel invicto, contando com 29 triunfos.