Em meio a atritos entre Aljamain Sterling e Dana White, Henry Cejudo usou sua experiência e status para se candidatar a uma luta pelo cinturão interino dos galos (até 61,2kg.). Agendado para ocorrer no UFC 292, em 19 de agosto, ‘Triplo C’ se mostrou disposto a tomar o lugar do campeão, que tem reclamado sobre o retorno precoce ao octógono após última defesa de título.
“Se Aljamain Sterling está jogando esse jogo, ele não está pronto e precisa de mais tempo, vamos fazer uma luta pelo cinturão interino entre mim e Sean O’Malley. Isso é uma luta bem maior e é o que o UFC quer. Inicialmente, eles me chamaram para caçar e bater no Aljamain Sterling. Se eles acreditam que Sean O’Malley e eu seríamos uma luta maior, então por que não fazer acontecer? Eu queria o Merab e ainda estarei esperando por ele, mas se essa luta contra o O’Malley for acontecer, estou 100% dentro, Dana White. Eu posso ser o substituto. Geralmente eu não seria o cara que faz essas coisas, mas agora eu não tenho o ouro no meu corpo. Então conte comigo para estar lá. Se eu não pegar a luta com O’Malley, eu vou te esperar, Merab. Não se preocupe”, declarou Cejudo em suas redes sociais.
Protagonistas do UFC 288, Henry Cejudo e Aljamain Sterling mediram forças em maio e após o triunfo, Dana White anunciou que o campeão defenderia o cinturão novamente dois ou três meses depois. A declaração gerou revolta para o time de ‘Funk Master’, mas se mantiveram positivos quanto ao confronto contra O’Malley.