Em 23 de maio de 2009, no UFC 98, Lyoto Machida fez história e cravou seu legado no MMA mundial. Escalado para enfrentar o até então imbatível Rashad Evans, o paraense deu show ao brutalizar o norte-americano e se tornar o segundo brasileiro a conquistar o título dos meio-pesados (até 93kg.) na organização. Para valorizar o feito, o Ultimate relembrou a performance do atleta no aniversário de 14 anos da celebração.
Nas imagens (veja abaixo) divulgadas nas redes sociais da companhia, é possível acompanhar os momentos finais da disputa. Famoso por sua precisão, o paraense não deu chances ao rival e ‘apagou’ o norte-americano no fim do segundo round.
Como campeão, Machida somou uma defesa de título, contra Maurício Shogun. O paraense, no entanto, acabou destronado em revanche imediata na temporada seguinte.
Pelo UFC, Lyoto chegou a ter nova disputa de título, desta vez no peso médio (até 83,9kg.), em 2014. Desta vez, no entanto, o brasileiro acabou falhando na tentativa de vestir o cinturão no confronto contra Chris Weidman.
Hoje, aos 44 anos, Machida segue competindo no MMA. Representante do Bellator, o paraense se apresentou pela última vez em maio de 2022, quando foi superado por Fabian Edwards.