Dana White quebra silêncio faz dura declaração sobre acerto de Francis Ngannou com a PFL

F. Ngannou é campeão dos pesados do UFC. Foto: Reprodução/Instagram

Presidente do Ultimate, Dana White quebrou o silêncio e desabafou sobre a ida de Francis Ngannou à PFL. Em coletiva ocorrida após o UFC Las Vegas 73, o antigo patrão questionou o acordo entre as partes e foi duro ao analisar o contexto. Segundo palavras do mandatário, o acerto pode ser prejudicial à própria concorrente.

Publicidade

“Baseado no que eu sei, não faz sentido. Você vai pagar um cara para não lutar por um ano. Ele (Ngannou) não se apresenta a 18 meses e faz três confrontos nos últimos três anos. Não é o que fazemos aqui. No dia em que o liberamos, eu já sabia o que ia acontecer”, disse White.

Veja Também

Direto, Dana não poupou críticas à estratégia traçada por Francis. O atleta deixou o UFC após falhas na renovação de contrato. Por meses, as partes negociaram um embate entre o franco-camaronês e o lendário Jon Jones. O ‘desafio dos sonhos’, no entanto, não saiu do papel.

Publicidade

“Francis não quer correr riscos. Obviamente, ele não queria se arriscar contra Jon Jones. Vimos o que aconteceu contra Ciryl Gane (quando o atleta precisou recorrer ao wrestling para anular o adversário em defesa de título). Não o culpo. Se eu fosse ele, faria o mesmo. A imprensa pode fazer parecer que eu digo que ele (Ngannou) teve medo de Jon Jones. Acho que ele (Francis) não teme ninguém. É apenas o fato de que ele não quer assumir riscos. A PFL vai pagar o cara para treinar para uma luta de boxe que talvez não aconteça e (se acontecer) talvez eles nem estejam envolvidos. Como isso faz sentido? (…) Eu promovo lutas entre os melhores do mundo e confrontos que todos querem ver. (…) Francis pensa que pode conseguir um acordo como Conor McGregor e Floyd Mayweather conseguiram. Mas ele não pode. (…) Não tenho problemas com a PFL. Eles sempre foram muito profissionais. Nunca nos provocamos. (…) O que estão fazendo não faz sentido”, afirmou Dana.

F. Ngannou (esq.) usa wrestling para superar C. Gane. Foto: Reprodução/Instagram

Depois de ser enfático em sua opinião, White adotou tom brando. O presidente do UFC desejou sorte tanto à PFL quanto a Ngannou.

Publicidade

“Sei como a história acaba. Entendo o que Francis está fazendo. Desejo a PFL e ele toda a sorte do mundo. Apenas não é o que fazemos por aqui. Ele (Ngannou) sequer vai enfrentar os campeões (da companhia). Ouvi dizer que ele vai ficar mais um ano sem lutar”, encerrou.

Considerado um dos atletas mais temidos na história recente do MMA, Ngannou deixou o Ultimate no início da temporada 2023. Sem contrato, o atleta abdicou de seu cinturão, conquistado em 2021, quando brutalizou Stipe Miocic. Nova aposta da PFL, o combatente não tem data ou adversário para sua estreia.

Publicidade

Perto de completar 37 anos, Francis soma 20 lutas como profissional no MMA. Na modalidade desde 2013, o ‘gigante’ acumula 17 vitórias e três derrotas.

Publicado por
VH Gonzaga