O Brasil termina o card preliminar do UFC Las Vegas 73 com 100% de aproveitamento. Após a vitória espetacular de Natália Silva na segunda luta do evento, o peso pesado (até 120,2kg) mineiro Rodrigo Zé Colmeia também cumpriu seu papel e derrotou o veterano Ilir Latifi na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28).
Com o resultado, Rodrigo Zé Colmeia chega a segunda vitória consecutiva no Ultimate e segue sem perder desde outubro de 2020.
Do outro lado, Ilir Latifi não consegue dar continuidade aos triunfos sobre Tanner Boser e Alexey Oleyinik e perde a primeira como peso pesado.
Rodrigo Zé Colmeia começou andando para a frente e trabalhando com o jab. Ilir Latifi tentou encurtar a distância, mas foi rechaçado pelo brasileiro. Zé Colmeia conectou uma boa combinação de cruzados no rosto de Latifi, que aparentou sentir os golpes e tentou agarrar, mas sem sucesso. Zé Colmeia continuou trabalhando as combinações de boxe. O brasileiro conectou um golpe limpo de esquerda, mas o sueco-albanês absorveu. Todas as aproximações de Latifi eram rechaçadas por combinações rápidas de Zé Colmeia.
Rodrigo Zé Colmeia começou o segundo round como terminou o primeiro. Andando para a frente e rechaçando as tentativas de aproximação de Ilir Latifi. O sueco deixou uma boa mão de direita no rosto do brasileiro, que não se abalou. O brasileiro deixou um cruzado de esquerda por cima do chute baixo do rival. Latifi marcou bem o tempo do jab de Zé Colmeia, foi na perna do brasileiro e conseguiu uma boa queda. Dentro da guarda, Latifi procurava espaço para golpear com a mão direita, enquanto Zé Colmeia buscava neutralizar as ações do rival, que permaneceu na guarda até o fim do assalto.
O terceiro round teve início com Zé Colmeia buscando pressionar Latifi e colocar o rival de costas na grade. O sueco circulava o octógono e buscava uma brecha para se aproximar. Ilir Latifi soltou um cruzado de esquerda e recebeu um jab de encontro do brasileiro. Percebendo que o adversário sentiu, Rodrigo Zé Colmeia foi para cima e colocou mais alguns golpes, abrindo um ferimento abaixo do olho direito de Latifi. Ilir Latifi veio com tudo atrás da queda, mas Zé Colmeia defendeu bem. O árbitro Herb Dean interrompeu a luta para dar uma advertência ao sueco por ter agarrado o short do brasileiro duas vezes. De volta ao combate, Latifi conseguiu agarrar o brasileiro, que negou a queda e conseguiu voltar ao centro do octógono no fim da luta.
Na terceira luta do UFC Las Vegas 73, válida pela divisão peso leve (até 70,3kg), Chase Hooper não teve dificuldades para dominar e bater Nick Fiore na decisão unânime dos juízes (30-26, 30-27, 30-27). Hooper chegou perto de liquidar a fatura e nocautear Fiore ainda no primeiro assalto, viu o rival ser salvo pelo gongo e acabou vencendo ao fim dos 15 minutos.
Com apenas 23 anos de idade, Chase Hooper se recupera da derrota sofrida contra Steve Garcia em outubro do ano passado e soma agora três vitórias e três reveses na organização.
Do outro lado, Nick Fiore segue sem saber o que é vencer no octógono e amarga a segunda derrota em duas lutas.