Após alguns rumores e especulações, finalmente o Ultimate anunciou oficialmente a data da unificação do cinturão peso pena (até 65,7kg). Em anúncio feito nas redes sociais da organização, Dana White confirmou que o campeão linear Alexander Volkanovski e o dono do cinturão interino Yair Rodriguez se enfrentarão na luta principal do UFC 290, programado para o dia 08 de julho, em Las Vegas (EUA).
Campeão dos penas desde 2019, Volkanovski retorna a sua divisão de origem após tentar, sem sucesso, tomar o cinturão de Islam Makhachev na divisão dos leves (até 70,3kg) no último mês de fevereiro. O australiano possui um cartel no MMA de 25 triunfos e apenas dois reveses como profissional do esporte.
Considerado uma grande promessa da categoria quando chegou ao Ultimate em 2014, Rodriguez conquistou o cinturão interino ao finalizar o veterano Josh Emmett no mesmo evento em que Volkanovski foi derrotado por Makhachev. O lutador mexicano marca 15 resultados positivos e três negativos em seu retrospecto como profissional.
Programado para o dia 08 de julho, o UFC 290 também contará com a disputa do cinturão dos moscas (até 56,7kg) entre Brandon Moreno e o brasileiro Alexandre Pantoja. O show será realizado na já tradicional T-Mobile Arena, em Las Vegas (EUA).