Único membro da ‘Família Gracie’ no atual plantel do Ultimate, Kron teve performance apagada no UFC 288. Destaque no card principal do espetáculo deste sábado (6), em Newark (EUA), o brasileiro acabou sendo vítima de Charles Jourdain. ‘Tímido’ no octógono, o tupiniquim teve o jiu-jitsu frustrado e deixou o combate com a derrota na decisão unânime.
Com o revés, Gracie teve o sinal de alerta ligado. O tropeço no espetáculo marca o segundo revés do atleta em três compromissos disputados.
Vitorioso contra Kron, Charles tem motivos de sobra para celebrar. Antes de dividir o octógono com o brasileiro, o lutador acumulava três reveses nos últimos cinco desafios.
O confronto começou com Jourdain tomando a iniciativa com combinação de jab e direto. Ainda no primeiro minuto, o norte-americano seguia mais agressivo, e balançou o tupiniquim com nova sequência de socos. Kron conseguiu encurtar a distância e passou a pressionar o oponente contra as grades. Charles conseguiu se afastar surpreendeu Gracie com um cruzado. Conforme os minutos passavam, o brasileiro seguia sendo alvo fácil dos ataques de Charles, que ‘furava’ a guarda com jabs e diretos. Na metade do round, Kron encurtou e puxou o adversário para sua guarda. Por baixo, o tupiniquim ensaiava uma finalização, enquanto Jourdain travava as investidas. Nos segundos finais, Charles conseguiu ficar de pé e se afastar do oponente. A etapa acabou com os atletas se estudando próximos ao centro do octógono.
No segundo round, Charles seguia apostando na trocação, e tocava Gracie com jabs e diretos. Kron conseguiu encurtar a distância e, assim como na primeira etapa, tentou puxar o norte-americano para sua guarda. Inicialmente, Jourdain conseguiu se defender, mas acabou cedendo e indo ao chão. Por baixo, Kron golpeava a cabeça do adversário e Charles se defendia. Na metade do assalto, o brasileiro seguia golpeando, mas sem contundência. Com dois minutos para o fim da etapa, Charles conseguiu ficar de pé. No minuto final, Gracie levava desvantagem na trocação, e recebia duros golpes do adversário. Quase no fim do round, Kron voltou a puxar o oponente para a guarda, mas não havia mais tempo.
O último assalto começou com Jourdain agredindo com jabs e diretos. Kron tentava a aproximação para se agarrar ao adversário. Mesmo em desvantagem na luta franca, Gracie não se intimidava e caminhava na direção do rival. No minuto final, os atletas voltaram a competir no centro do octógono. O gongo soou após boa combinação de Charles com socos e chutes sobre o brasileiro.
CARD PRINCIPAL
Peso galo (até 61,2kg.): Aljamain Sterling derrotou Henry Cejudo na decisão dividida dos juízes (48-47, 47-48, 48-47)- Luta pelo cinturão
Peso meio-médio (até 77,1kg.): Belal Muhammad derrotou Gilbert Durinho na decisão unânime dos juízes (50-45, 49-46, 49-46)
Peso palha (até 52,1kg.): Xiaonan Yan derrotou Jessica Bate-Estaca por nocaute técnico a 2m20s do R1
Peso pena (até 65,7kg.): Movsar Evlovev derrotou Diego Lopes na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 30-27)
Peso pena (até 65.7kg.): Charles Jourdain derrotou Kron Gracie na decisão dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
CARD PRELIMINAR
Peso leve (até 70,3kg.): Matt Frevola derrotou Drew Dober por nocaute a 4m08s do R1
Peso meio-pesado (até 93kg.): Kennedy Nzechukwu derrotou Devin Clark por finalização (guilhotina) aos 2m28s do R2
Peso meio-médio (até 77,1kg.): Khaos Williams derrotou Rolando Bedoya na decisão dividida dos juízes (27-30, 29-28, 29-28)
Peso palha (até 52,1kg.): Virna Jandiroba derrotou Marina Rodriguez na decisão unânime dos juízes (29-28,29-28, 30-27)
Peso pesado (até 120,2kg.): Parker Porter derrotou Braxton Smith por nocaute técnico (socos) aos 2m10s do R1
Peso médio (até 83,9kg.): Ikram Aliskerov derrotou Phil Hawes por nocaute (soco) aos 2m10s do R1
Peso médio (até 83,9kg.): Claudio Ribeiro derrotou Joseph Holmes por nocaute técnico (socos) aos 3m21s do R2