Belal Muhammad anula Gilbert Durinho e vence luta co-principal do UFC 288

B. Muhammad e G. Durinho se enfrentaram no UFC 288 (Foto: Twitter/@ufc)

O sonho de Gilbert Durinho de conquistar o cinturão dos meio-médios (até 77,1kg) foi interrompido mais uma vez. Na luta co-principal do UFC 288, o brasileiro atuou de forma lenta e apática, não conseguiu se impor sobre o palestino Belal Muhammad e foi derrotado na decisão unânime dos juízes. Vencedor do combate, o ‘Remember the Name’ deve ser confirmado como próximo desafiante da categoria.

Publicidade

Então embalado por duas vitórias em 2023, Durinho sonhava com o terceiro triunfo seguido e com o desejo de se tornar o próximo desafiante da divisão. Freado mais uma vez, o atleta tupiniquim agora possui um cartel de 22 resultados positivos e seis negativos.

Veja Também

Número quatro da categoria liderada por Leon Edwards, Belal segue firme no maior momento da sua carreira e vem de nove vitórias em suas últimas 10 lutas. Possível próximo desafiante, Muhammad agora marca 23 triunfos e três reveses como profissional do esporte.

Publicidade

A LUTA

Os primeiros trinta segundos foram de estudo e praticamente nenhuma ação entre os dois atletas. Belal soltava alguns jabs que paravam no vazio. Em seguida, o palestino acertou um direto no rosto do brasileiro. Durinho tentava explodir, mas encontrava dificuldades de entrar no raio de ação do seu rival. Durinho chutou alto, Belal catou a perna do brasileiro e respondeu com um golpe no corpo. Durinho entrou nas pernas de Muhammad, conseguiu a queda, mas o palestino se levantou rapidamente. Gilbert tentou um novo chute alto, Belal respondeu com um novo contragolpe que fez Durinho tropeçar e quase cair no chão. Nos segundos finais, Belal acertou um chute que fez Durinho dar uma nova cambaleada e quase ir ao chão.

Belal voltou para a segunda parcial insistindo nos chutes altos que deram certo na parte final do primeiro round. Durinho explodiu e acertou um cruzado em cheio no rosto do seu rival. Gilbert seguia com dificuldades de achar o tempo dos golpes, enquanto o lutador palestino seguia se impondo na trocação. Trocando de base a todo tempo, Muhammad seguiu melhor na trocação, seja nos ataques ou nos contragolpes diante de Durinho.

Publicidade

Seguindo a estratégia que vinha dando certo, Belal seguia abusando dos chutes altos e se impondo na trocação diante do brasileiro. Muhammad acertou dois chutes altos em sequência, enquanto Durinho parecia ‘perdido’ e ainda sem tempo para colocar o seu volume de golpes. Gilbert tentou um chute, que esbarrou na guarda do palestino.

Durinho arriscou um chute alto, que esbarrou na guarda de Belal novamente e recebeu um jab mais direto de contragolpe. Em seguida, novo chute de Muhammad, dessa vez, respondido pelo atleta tupiniquim. Durinho tentou entrar nas pernas do palestino, que rapidamente rechaçou a investida. Belal explodiu e acertou uma combinação de golpes que esbarraram na guarda de Gilbert. O brasileiro seguiu perdido no tempo dos golpes enquanto Muhammad se manteve dominando e impondo a sua trocação sobre o atleta tupiniquim.

Publicidade

No início do quinto round, Durinho tentou uma queda mas foi rapidamente defendido por Belal. Com senso de urgência e atrás no placar, Durinho tentou um ‘mata-cobra’ buscando o nocaute sobre o palestino. Belal diminuiu o ritmo dos seus ataques e passou a ‘administrar’ o combate. Muhammad volta a trabalhar com as combinações para manter o brasileiro afastado e desconfortável na trocação, como nos rounds anteriores. Durinho buscava uma forma de crescer no minuto final de luta, mas Muhammad circulou pelo octógono e ‘fugiu’ da luta até o soar do gongo.

Resultados do UFC 288

Data: 6 de maio de 2023

Horário: A partir de 19h30 (horário de Brasília)

Local: Prudential Center, Newark, New Jersey, Estados Unidos

Como assistir: SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real e UFC Fight Pass (todo o card) pela internet

Card principal (23h, horário de Brasília)

Peso galo (até 61,2kg.): Aljamain Sterling derrotou Henry Cejudo na decisão dividida dos juízes (47-48, 48-47, 48-47)

Peso meio-médio (até 77,1kg.): Belal Muhammad derrotou Gilbert Durinho na decisão unânime dos juízes (50-45, 49-46, 49-46)

Peso palha (até 52,1kg.): Xiaonan Yan derrotou Jessica Bate-Estaca por nocaute técnico (socos) aos 2m20s do R1

Peso pena (até 65,7kg.): Movsar Evloev derrotou Diego Lopes na decisão unânime dos juízes  (29-28, 29-28, 30-27)

Peso pena (até 65.7kg.): Charles Jourdain derrotou Kron Gracie por decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)

Card preliminar (19h30, horário de Brasília)

Peso leve (até 70,3kg.): Matt Frevola derrotou Drew Dober por nocaute técnico (socos) aos 4m08s do R1

Peso meio-pesado (até 93kg.): Kennedy Nzechukwu derrotou Devin Clark por finalização (guilhotina) aos 2m28s do R2

Peso meio-médio (até 77,1kg.): Khaos Williams derrotou Rolando Bedoya na decisão dividida dos juízes (27-30, 29-28, 29-28)

Peso palha (até 52,1kg.): Virna Jandiroba derrotou Marina Rodriguez na decisão unânime dos juízes (29-28,29-28, 30-27)

Peso pesado (até 120,2kg.): Parker Porter derrotou Braxton Smith por nocaute técnico (socos) aos 2m10s do R1

Peso médio (até 83,9kg.): Ikram Aliskerov derrotou Phil Hawes por nocaute (soco) aos 2m10s do R1

Peso mosca (até 56,7kg.): Zhalgas Zhumagulov x Rafael Estevam– luta cancelada

Peso médio (até 83,9kg.): Claudio Ribeiro derrotou Joseph Holmes por nocaute técnico (socos) aos 3m21s do R2

Publicado por
Redação SUPER LUTAS