A luta principal do UFC 288, realizado neste sábado (6), em Newark (EUA), poderia ser comparada a uma partida de xadrez. Na obrigação de defender o cinturão dos galos (até 61,2kg.), Aljamain Sterling topou o desafio de enfrentar o antigo líder do grupo, Henry Cejudo. Contra o ícone do MMA, o atleta teve performance estratégica e, ao fim de cinco rounds equilibrados, foi declarado vencedor na decisão dividida.
Com o resultado, Sterling segue no topo absoluto no grupo. Agora, o atleta atinge a marca de três defesas de título.
De volta ao MMA após três anos de inatividade, Cejudo sofre a primeira derrota em quase sete anos. O último tropeço do antigo duplo campeão do grupo havia acontecido em dezembro de 2016, quando acabou superado por Joseph Benavidez.
O confronto começou com Sterling tomando a iniciativa com um chute alto, que passou no vazio. O campeão seguia agressivo e ‘perseguia’ o adversário pelo octógono. Cejudo economizava nos ataques e aguardava o melhor momento para atacar. Com pouco mais de um minuto, Henry se aproveitou de um descuido do adversário e conseguiu levar o confronto para o chão. Por cima, a lenda do wrestling buscava as transições. Sterling fez força e conseguiu ficar de pé e o embate passou a ser franco. Na sequência, Cejudo voltou a encurtar e tentava novamente levar o adversário para o chão. No minuto final, foi a vez de Aljamain pressionar o desafiante contra as grades. Henry se protegia, mas recebia joelhadas potentes no corpo. Quase no fim da etapa, Aljamain tentava chegar às costas, mas não havia mais tempo.
No segundo round, o primeiro a atacar foi Cejudo, com um chute rodado. Sterling respondeu com chutes no tronco do desafiante. No primeiro minuto, os lutadores trocavam ataques no centro do octógono. Com dois minutos passados, os atletas apostavam nos chutes e buscavam surpreender. Os lutadores travavam um confronto de ‘lá e cá’. No minuto final, Aljamain levava pequena vantagem nos golpes significativos e o duelo seguia equilibrado. O embate acabou com Cejudo ensaiando uma finalização.
O terceiro round começou com Cejudo tomando a iniciativa, com chutes no tronco combinados com socos. Na sequência, o atleta arriscou uma joelhada voadora e acuou o rival. De joelhos, Sterling se protegia, mas Henry permitiu que o oponente ficasse de pé. Quase na metade da etapa, Aljamain arriscou uma queda, mas ‘Triplo C’ se defendeu bem. Henry conseguiu reverter a posição e passou a pressionar o adversário contra as grades. A pressão seguia com Sterling, que tentava laçar o pescoço do desafiante. Restando mais de dois minutos, Sterling conectou uma joelhada limpa na cabeça do oponente. A vantagem seguia com o campeão, que fazia valer a maior envergadura e força. Quase no minuto final, Aljamain voltou a tentar uma queda, mas Henry se protegeu bem. Nos segundos finais, Sterling insistia nas quedas, prontamente defendidas pelo ex-campeão. A etapa acabou com queda aplicada por Cejudo, mas não havia mais tempo.
No quarto assalto, Sterling iniciou chutando a base do adversário. O campeão continuava somando pontos e controlava as ações. Com quase dois minutos disputados, Cejudo conectou uma joelhada de encontro no rosto do campeão, que absorveu bem o ataque. Na sequência, dois diretos de Henry obrigaram Aljamain a caminhar para trás. Cejudo pressionava o oponente contra as grades, mas, logo, Sterling conseguiu se desvencilhar. Ao longo do embate, Sterling controlava a distância com eficiência e evitava as melhores investidas do adversário. No minuto final, Henry tentou nova queda, mas foi Aljamain quem conseguiu deixar o desafiante sentado. Cejudo ‘explodiu’ e ficou de pé, mas o cronômetro zerou.
O último round começou com chute baixo aplicado por Sterling. Cejudo atuava na longa distância e golpeava com chutes e diretos no tronco. Depois de dois minutos, Aljamain surpreendeu o oponente com um cruzado limpo no rosto, mas Henry não se abalou. Na metade da etapa, foi a vez do ‘Triplo C’ responder, com um direto que explodiu na cabeça do campeão. Quase no minuto final, Cejudo lançou um chute alto, mas a investida parou na guarda do rival. Quase no fim da batalha, Henry conseguiu uma queda. O desafiante tentava chegar às costas, enquanto Aljamain ficava de pé. A luta acabou com os atletas trocando ataques na grade.
Data: 6 de maio de 2023
Horário: A partir de 19h30 (horário de Brasília)
Local: Prudential Center, Newark, New Jersey, Estados Unidos
Como assistir: SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real e UFC Fight Pass (todo o card) pela internet
Card principal (23h, horário de Brasília)
Peso galo (até 61,2kg.): Aljamain Sterling derrotou Henry Cejudo na decisão dividida dos juízes (47-48, 48-47, 48-47)
Peso meio-médio (até 77,1kg.): Belal Muhammad derrotou Gilbert Durinho na decisão unânime dos juízes (50-45, 49-46, 49-46)
Peso palha (até 52,1kg.): Xiaonan Yan derrotou Jessica Bate-Estaca por nocaute técnico (socos) aos 2m20s do R1
Peso pena (até 65,7kg.): Movsar Evloev derrotou Diego Lopes na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 30-27)
Peso pena (até 65.7kg.): Charles Jourdain derrotou Kron Gracie por decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Card preliminar (19h30, horário de Brasília)
Peso leve (até 70,3kg.): Matt Frevola derrotou Drew Dober por nocaute técnico (socos) aos 4m08s do R1
Peso meio-pesado (até 93kg.): Kennedy Nzechukwu derrotou Devin Clark por finalização (guilhotina) aos 2m28s do R2
Peso meio-médio (até 77,1kg.): Khaos Williams derrotou Rolando Bedoya na decisão dividida dos juízes (27-30, 29-28, 29-28)
Peso palha (até 52,1kg.): Virna Jandiroba derrotou Marina Rodriguez na decisão unânime dos juízes (29-28,29-28, 30-27)
Peso pesado (até 120,2kg.): Parker Porter derrotou Braxton Smith por nocaute técnico (socos) aos 2m10s do R1
Peso médio (até 83,9kg.): Ikram Aliskerov derrotou Phil Hawes por nocaute (soco) aos 2m10s do R1
Peso mosca (até 56,7kg.): Zhalgas Zhumagulov x Rafael Estevam– luta cancelada
Peso médio (até 83,9kg.): Claudio Ribeiro derrotou Joseph Holmes por nocaute técnico (socos) aos 3m21s do R2