Após anunciar que subiria para os meio-pesados, Alex Poatan despertou interesse em muitos lutadores da divisão. Com convites de Jan Blachowicz e Jamahal Hill, o ex-campeão dos médios (até 83,9kg.), entrou no radar de Magomed Ankalaev, ex-desafiante ao cinturão da categoria. Confiante em suas habilidades, o russo mandou recado para o brasileiro e garantiu que existem níveis no esporte.
“Ei, UFC, estou com fome de me deem um trabalho para fazer. JanBlachowicz, se você está pronto para outra luta, mostre sinais de vida! Se não, ficarei mais do que feliz em receber Pereira na nova divisão de peso e mostrar que há diferentes níveis neste jogo”, escreveu Ankalaev em seu Twitter.
Em último pronunciamento de Dana White deu a respeito do futuro de Alex Poatan, o presidente do Ultimate afirmou que o brasileiro teria que enfrentar um teste de verdade antes de receber a chance pelo cinturão. Nas redes sociais, o paulista garantiu que em breve revelará seu próximo oponente.
Presente no Ultimate desde 2018, Ankalaev estreou com derrota, mas depois enfileirou nove vitórias até receber a chance pelo título. Protagonista do UFC 282, o lutador enfrentou Blachowicz e não teve o resultado esperado. Após cinco rounds, os juízes lateiras deram empate no confronto. Desde então, o russo não subiu novamente no octógono.