Durinho, Muhammad e Covington: o caminho dos atletas para a disputa de cinturão dos meio-médios no UFC

Entenda vantagens e desvantagens que aproximam ou afastam destaques da categoria de confronto contra o campeão Leon Edwards

Gilbert Durinho (esq.), Belal Muhammad (dir.) e Colby Covington (dir.). Foto: Montagem SUPER LUTAS

Nas vésperas do UFC 288, que acontece neste sábado (6), uma questão importante para os meio-médios (até 77,1kg.) pode ser definida: quem será o próximo desafiante ao cinturão? Embora o presidente da companhia, Dana White, já tenha assegurado a disputa a Colby Covington, uma performance apoteótica de Gilbert Durinho ou Belal Muhammad pode mudar a história.

Pensando nisto, a equipe do SUPER LUTAS analisou o caminho dos principais destaques da divisão para a sonhada disputa de cinturão. Vale lembrar que o número um no ranking e ex-campeão da categoria, Kamaru Usman, não estará representado, já que soma dois tropeços recentes para Leon Edwards, atual líder da divisão.

PUBLICIDADE:

Veja Também

Henry Cejudo é ex-campeão do UFC. Foto: Reprodução/Instagram

Confira abaixo os caminhos para Gilbert Durinho, Belal Muhammad e Colby Covington para o trono dos meio-médios.

Gilbert Durinho

Jorge Masvidal foi superado por Gilbert Durinho no UFC 287. Foto: Reprodução/Instagram

PUBLICIDADE:

Se o UFC promovesse o prêmio de ‘Funcionário do Mês’, certamente Gilbert Durinho estaria sempre entre os favoritos. Técnico, agressivo, inteligente e fatal, o brasileiro ganhou notoriedade na organização por estar sempre disposto a enfrentar todo e qualquer desafio oferecido.

Desafiante ao cinturão em 2021, mas superado por Kamaru Usman, campeão da época, o niteroiense reconstruiu sua trajetória rumo ao topo do grupo. Desde o compromisso contra o antigo líder da divisão, Durinho disputou quatro embates, tendo perdido apenas para Khamzat Chimaev em batalha épica no octógono.

No UFC 288, Gilbert atingirá marca expressiva na companhia. Antes mesmo da metade da temporada, o brasileiro subirá no cage pela terceira vez, e enfrentará um adversário escalado de última hora: o pragmático e perigoso Belal Muhammad.

Caso vença, o tupiniquim pode tornar inviável uma nova oportunidade de lutar pelo cinturão.

Belal Muhammad

D. Maia foi derrotado por B. Muhammad no UFC 263. Foto: Reprodução/Instagram

Assim como Durinho, Belal Muhammad apostou alto no UFC 288. Entre os três analisados neste especial, o norte-americano é o único que ainda não teve a oportunidade de lutar pelo título.

Dono de um ‘Q.I de Luta’ privilegiado, o combatente vive momento mágico na companhia. Com retrospecto recente extraordinário, Muhammad não sabe o que é perder pela organização desde janeiro de 2019, somando novo compromissos de invencibilidade.

Depois de aceitar o desafio de enfrentar Durinho com menos de um mês de preparação, Belal quer provar que é digno da chance de se tornar campeão. Embora tenha em seu histórico apresentações que, para alguns, possam ser consideradas não-empolgantes, o atleta pode se espelhar no atual campeão, Leon Edwards, que, após anos de apresentações seguras, tornou insustentável para a diretoria não dar uma disputa de título.

Colby Covington

C. Covington (esq.) derrotou J. Masvidal (dir.) no UFC 272. Foto: Reprodução/Instagram

Confirmado por Dana White como próximo desafiante ao cinturão após o UFC 286, Colby Covington talvez seja o mais tranquilo entre os três citados. Ex-campeão interino do grupo, o norte-americano foi assegurado como rival de Leon Edwards depois de ser reserva na trilogia entre o inglês e Kamaru Usman.

Criticado por sua baixa frequência na organização, Covington pode se encaminhar para sua terceira disputa de cinturão desde sua estreia na companhia. Nas primeiras tentativas, o ‘falastrão’ acabou superado por Kamaru Usman.

Mesmo com poucas apresentações nos últimos anos, Colby goza de grande prestígio com a diretoria da empresa, já que carrega consigo grande popularidade. Há quem queira vê-lo vencer e quem deseje vê-lo sucumbir no octógono.

Em seu último compromisso, o norte-americano superou Jorge Masvidal em luta monótona contra o antigo melhor amigo. Ao vencer de forma dominante e, meses depois, fazer o favor ao Ultimate sendo reserva de ‘Edwards x Usman III’, o combatente provavelmente lidera a corrida na ‘caça ao campeão’.

Conheça a trajetória de Alex ‘Poatan’ Pereira dos tempos de borracharia ao estrelato do UFC

Leia Mais sobre: , , , , , ,


#STORIES – Confira todos os resultados do UFC 309 Resultados de Jake Paul x Mike Tyson Resultados do UFC Las Vegas 100 Resultados do UFC Edmonton Resultados do UFC 308