O mundo do jiu-jitsu está de luto. Robson Gracie faleceu na noite da última sexta-feira (28) aos 88 anos. O faixa-vermelha – graduação mais alta da modalidade – era pai de Renzo, Ryan e Ralph e avô de Kyra Gracie. A notícia do falecimento foi divulgada por Kyra através de sua conta no Instagram.
“Hoje o Jiu-Jitsu se despede do Grande Mestre Robson Gracie, patriarca da Família Gracie e faixa-vermelha. Eu me despeço do meu eterno avô amado que é uma das pessoas mais importantes da minha vida”, Kyra em sua rede social.
Carlos Robson Gracie nasceu em 16 de janeiro de 1935 e foi o segundo filho do mestre Carlos Gracie, patriarca. Ele seguiu a tradição familiar e logo ingressou no jiu-jitsu. Na década de 50, ele estreou no Vale-Tudo, com vitória sobre Artur Emídio. Ele também derrotou Valdo Santana, irmão de Valdemar Santana, da luta-livre, arquirrival de seu tio Hélio e de seu irmão Carlson.
Robson Gracie deixa os filhos Charles, Renzo, Keila, Ralph, Flávia e Robson Gracie Jr, além de Ryan Gracie, que faleceu em 2007.