Inimigo declarado de Vitor Belfort desde quando ainda lutava profissionalmente, o inglês Michael Bisping fez duras críticas ao atleta brasileiro. Em seu canal no youtube, o ex-campeão dos médios (até 83,9kg) relembrou as polêmicas com doping e substâncias controveras que o ‘Fenômeno’ teve em sua carreira e o chamou de ‘maior farsa da história do esporte’.
“Esse cara é a maior farsa da história dos esportes de combate. Tem tudo a ver com os esteroides, principalmente. Ouça, não estamos colocando uma bola em uma cesta, não estamos tentando chutar uma bola para o fundo da rede, estamos tentando derrubar nossos adversários inconscientes. Se você está conscientemente tomando esteroides o tempo todo, então eu não tenho nenhum respeito por você. Você não está respeitando o esporte, você não está respeitando a si mesmo, você não está respeitando o seu adversário. É perigoso, nojento, e eu simplesmente não tenho nenhum respeito por isso”, atacou de forma pesada o lutador inglês.
Bisping e Belfort se enfrentaram em janeiro de 2013, na luta principal de um evento do Ultimate realizado em São Paulo. Na ocasião, o brasileiro fazia um tratamento autorizado de reposição de testosterona (o chamado TRT), o que causava polêmica entre lutadores e imprensa especializada na época. No octógono, o brasileiro acertou um incrível chute na cabeça do seu rival e conquistou um nocaute brutal no segundo round, levando a arena à loucura.