Os sucessivos pedidos foram atendidos e o que era boato se tornou real. Gilbert Durinho irá enfrentar Belal Muhammad na luta co-principal do UFC 288. Os meio-médios (até 77,1kg) ocupam a vaga deixada por Charles do Bronx e Beneil Dariush no evento do dia 6 de maio, em Newark, Nova Jersey, nos Estados Unidos. A informação foi anunciada por Dana White, através de transmissão ao vivo em rede social na noite da última quinta-feira (20).
O duelo entre Gilbert Durinho e Belal Muhammad, que envolve, respectivamente, os números cinco e quatro do ranking dos meio-médios, será disputado em cinco rounds e deve garantir ao vencedor uma oportunidade de disputar o cinturão que hoje pertence ao britânico Leon Edwards.
Quinto colocado no ranking e de olho em uma nova chance de disputar o título, Gilbert Durinho vai retornar ao octógono pela terceira vez em 2023 e menos de um mês após seu último compromisso. O brasileiro, que já havia batido Neil Magny em janeiro, no Rio de Janeiro, superou também o veterano Jorge Masvidal na luta co-principal do UFC 287, realizado no dia 8 de abril, em Miami.
Do outro lado, sonhando com sua primeira disputa de cinturão, Belal Muhammad ocupa a quarta posição no ranking e carrega uma invencibilidade de nove lutas, com oito vitórias e uma sem resultado. O norte-americano de ascendência palestina atuou pela última vez no UFC 280, em outubro do ano passado, quando nocauteou o até então invicto Sean Brady em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
O UFC 288 acontece no Prudential Center, em Newark, Nova Jersey, nos Estados Unidos, no dia 6 de maio e tem como atração principal a disputa de cinturão do peso galo (até 61,2kg) entre Aljamain Sterling e Henry Cejudo.