Membro da categoria dos meio-médios (até 77,3kg.) no início da sua jornada pelo UFC, Sean Strickland lutou oito vezes até decidir migrar para o peso médio (até 83,9kg.). Apesar da mudança, o lutador segue de olho na antiga divisão e alegou que se fosse da sua vontade, poderia retornar aos primórdios e se tornar o campeão. Apesar da confiança, ‘Tarzan’ revelou que possui outras prioridades em sua carreira.
“Se eu voltasse para os meio-médios, eu legitimamente acho que eu poderia ganhar o cinturão. Eu não estaria lutando com caras de dois metros. Mas, nos meio-médios, eu odeio a po*** da vida. Eu sou um filho da mãe miserável. No peso médio, sou gordo, estou feliz. Eu comi um cheeseburger no café da manhã, eu sou um filho da mãe feliz”, disse Strickland a Helen Yee.
Apesar de já ter se aventurado nos meio-médios, Sean consegue flutuar entre as categorias do Ultimate. Presente no primeiro evento de 2023, o lutador enfrentou Nassourdine Imavov nos meio-pesados (até 93kg.) e venceu por decisão unânime.
Funcionário do UFC desde 2012, Strickland é conhecido por falas polêmicas e postura destemida. Inativo desde janeiro, o lutador pediu para enfrentar Paulo Borrachinha, mas não teve o desejo atendido. Atualmente, o norte-americano ocupa a sétima posição dos médios e aguarda o agendamento do próximo combate.