Cinco motivos para assistir o UFC 287, com Poatan e Adesanya em revanche por cinturão dos médios

Alex Poatan (esq.) em encarada com Israel Adesanya. Foto: Reprodução/Instagram

Chegou o grande momento. Neste sábado (8), Miami (EUA), acontece o UFC 287. Com 13 lutas programadas, o show presenteia os fãs com a revanche imediata entre Alex Poatan e Israel Adesanya, que voltam a se enfrentar em disputa do título dos médios (até 83,9kg.).

Publicidade

Cerca de cinco meses após o primeiro encontro nas regras do MMA, o campeão do Brasil tenta manter os 100% na disputa contra o antigo líder da categoria. Na temporada passada, Poatan chocou o mundo em virada histórica, ao nocautear ‘Izzy’ no último round.

Veja Também

Na luta co-principal, Gilbert Durinho tem compromisso importante. Destaque dos meio-médios (até 77,1kg.), o brasileiro encara Jorge Masvidal e, em caso de triunfo, pode se aproximar de nova disputa de título na divisão.

Publicidade

Além de Poatan e Durinho, o Brasil conta com mais dois representantes. Luana Pinheiro e Jaqueline Amorim são atrações no card preliminar.

Para entrar no clima do espetáculo, a equipe do SUPER LUTAS selecionou cinco motivos para acompanhar o evento. Confira:

Publicidade

1) Quem é o Rei do peso médio?

I. Adesanya (esq.) desfere chute em A. Poatan (dir.) no UFC 281. Foto: Reprodução/Instagram

Quando se enfrentaram pela primeira vez nas regras do MMA, era sabido que Alex Poatan acumulava duas vitórias sobre Israel Adesanya nas regras do kickboxing (2016 e 2017). Contratado pelo UFC para ‘assombrar’ o nigeriano, que, de 2019 até o fim da temporada passada, reinava absoluto no grupo, o brasileiro cumpriu seu papel.

Na trilogia contra ‘Izzy’ nos esportes de combate, nova vitória do paulista. Além de vestir o cinturão inédito e se tornar o primeiro tupiniquim a assumir o trono desde o fim do reinado de Anderson Silva, o ‘Bicho Papão’ ampliou a vantagem sobre sua vítima favorita.

Publicidade

Cerca de cinco meses após ser destronado, Adesanya topou o ‘retorno relâmpago’ e volta a medir forças com sua principal ameaça. O compromisso, no entanto, responderá a pergunta: Israel será capaz de ignorar seu maior carrasco e reassumir seu antigo trono?

2) O futuro de Israel Adesanya

I .Adesanya (foto) em coletiva pelo UFC. Foto: Reprodução/Instagram

Durante a semana do evento, Israel Adesanya chegou a assumir publicamente que o confronto contra Poatan seria sua última oportunidade de vestir o cinturão dos médios. Superado três vezes pelo brasileiro, o nigeriano entende que um novo tropeço pode afetar seu futuro na modalidade.

No UFC 281, além de perder o trono, Israel conheceu a primeira derrota na carreira em confrontos disputados no peso médio. Antes de sofrer o duro nocaute, o nigeriano acumulava 22 resultados positivos na divisão.

Aquele, que já chegou a ser comparado a Anderson Silva, pode estar perto de uma despedida traumática do esporte. Aos 33 anos, ‘Izzy’ pode ficar ‘sem saída’, caso siga assombrado pelo ‘fantasma brasileiro’.

3) Gilbert Durinho: um passo do cinturão

G. Durinho em vitória pelo UFC. Foto: Reprodução/Instagram

Disposto a enfrentar todos e a qualquer momento, Gilbert Durinho tanto pediu, que foi atendido. Atual número cinco no ranking dos meio-médios (até 77,1kg.), o niteroiense busca se aproximar de uma nova disputa de cinturão no grupo.

Superado pelo antigo campeão, Kamaru Usman, em sua primeira tentativa, o brasileiro pode se colocar em ótima condição, caso tenha êxito no fim de semana. Pela frente, o lutador terá Jorge Masvidal, veterano de 38 anos, que vive seu pior momento na carreira, com três derrotas seguidas.

Se vencer um dos sucessos de popularidade da companhia, Durinho pode se reaproximar do posto de desafiante, já que tem histórico de bons serviços prestados ao UFC.

Do outro lado, Masvidal vive momento decisivo. O norte-americano, durante a semana, chegou a cogitar uma aposentadoria, caso venha a sofrer o quarto revés em sequência.

4) Candidato a fenômeno

Raul Rosas Jr. é o atleta mais jovem a subir no octógono do UFC. Foto: Reprodução/Instagram

Neste sábado, os fãs de MMA poderão acompanhar a segunda apresentação de Raul Rosas Jr. no Ultimate. Contratado pela empresa aos 17 anos, após show no ‘Dana White’ Contender Series’, o combatente só pôde estrear na empresa na temporada passada, depois que completou 18 anos.

No debute, o mexicano não sentiu a pressão e brilhou no octógono ao finalizar Jay Perrin, no fim de 2022. No UFC 287, Rosas medirá forças com Christian Rodriguez e tentará provar seu valor.

O peso galo (até 61,2kg.), que já tornou público desejo de bater o recorde de Jon Jones como lutador mais jovem a conquistar um cinturão do Ultimate, terá um novo passo. Hoje, o lutador se apresenta na divisão liderada por Brandon Moreno.

5) Brasileiros no card

L. Pinheiro Idir.) vence S. Hughes (dir.) no UFC Vegas 43. Foto: Reprodução/Instagram @ufc

Além de Alex Poatan e Gilbert Durinho, o Brasil contará com mais duas representantes. As estrelas se apresentam no card preliminar.

Promessa no peso palha (até 52,1kg.), Luana Pinheiro terá seu terceiro compromisso com as luvas do UFC. Pela frente, a mineira terá a veterana Michelle Waterson. Se vencer, a tupiniquim poderá assumir lugar no top 10 do grupo liderado por Weili Zhang.

Ex-campeã do LFA no peso palha, Jaqueline Amorim realizará um sonho neste fim de semana. Invicta no MMA, a manauara medirá forças com a pendurada Sam Hughes, que sobe no octógono pressionada por uma vitória.

Ficha técnica do UFC 287

Data: 08 de abril de 2023

Horário: A partir de 19h (horário de Brasília)

Local: Miami-Dade Arena, em Miami, Estados Unidos

Como assistirSUPER LUTAS AO VIVO em tempo real e UFC Fight Pass (todo o card) pela internet

CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília)

Peso médio (até 83,9kg.): Alex Poatan x Israel Adesanya – Luta pelo cinturão

Peso meio-médio (até 77,1kg.): Gilbert Durinho x Jorge Masvidal

Peso galo (até 61,2kg.): Rob Font x Adrian Yanez

Peso meio-médio (até 77,1kg.): Kevin Holland x Santiago Ponzinibbio

Peso galo (até 61,2kg.): Raul Rosas Jr. x Christian Rodriguez

CARD PRELIMINAR (19h, horário de Brasília)

Peso médio (até 83,9kg.): Chris Curtis x Kelvin Gastelum

Peso palha (até 52,1kg.): Michelle Waterson x Luana Pinheiro

Peso médio (até 83,9kg.): Gerald Meerschaert x Joe Pyfer

Peso pesado (até 120,2kg.): Karl Williams x Chase Sherman

Peso palha (até 52,1kg.): Cynthia Calvillo x Lupita Godinez

Peso casado (até 72,5kg.): Ignacio Bahamondes x Trey Ogden

Peso pena (até 65,7kg.): Shayilan Nuerdanbieke x Steve Garcia

Peso palha (até 52,1kg.): Jaqueline Amorim x Sam Hughes

Roobet patrocina a cobertura do UFC 287

A Roobet patrocina a cobertura do UFC 287 direto de Miami (EUA), com destaque para a luta Alex Poatan x Israel Adesanya na disputa do cinturão dos médios.

Alex Poatan é embaixador da Roobet no Brasil e a casa oferece até US$100 (mais de R$500) em apostas grátis para você apoiar o brasileiro. Acesse agora o site, confira o regulamento e aproveite a promoção!