Presentes no UFC 286, Jafel Filho e Muhammad Mokaev protagonizaram uma das cenas mais angustiantes dos últimos tempos. Já no terceiro assalto, o brasileiro conseguiu aplicar uma chave em seu adversário e puxou, com muita força, a perna do rival para trás. A movimentação tinha o intuito de gerar dor e incômodo no joelho do russo. Para a surpresa de muitos, o lutador aguentou a tentativa de finalização e escapou.
Apesar do susto, Mokaev ainda conseguiu ficar em posição dominante e finalizar o brasileiro nos últimos momentos da luta. Ao se levantar para comemorar, o destaque do UFC demonstrou que sua perna havia sofrido danos que o impediam andar tranquilamente.
Invicto na carreira, Muhammad Mokaev chegou a quarta vitória seguida na organização. Natural do Daguestão e representante da Inglaterra, o lutador de 22 anos é considerado uma das grandes promessas do Ultimate. Com carro-chefe na luta agarrada, ‘O Justiceiro’, como é conhecido, busca atingir o feito de ser o campeão mais jovem na história do UFC.
Contratado via Contender Series, Jafel Filho foi escalado para estrear contra o 12 colocado no ranking dos moscas (até 56,7kg.). Sem se intimidar com o grande momento do adversário, o brasileiro chegou muito perto de sair com o braço erguido. Com 14 vitórias e três derrotas no cartel, o baiano mostrou suas credenciais no UFC 286.