Apontado como a maior ‘zebra’ do UFC 286, o estreante Jafel Filho chegou muito perto de ‘quebrar a banca’ contra o invicto Muhammad Mokaev, mas bateu na trave. Em duelo válido pela divisão dos moscas (até 56,7kg), o brasileiro viu o russo naturalizado britânico resistir e escapar de uma tentativa de finalização aparentemente e logo depois encaixar um mata-leão para sair com a vitória nos segundos finais do duelo.
A derrota na estreia no UFC encerra uma sequência de vitórias de Jafel Filho que durava cinco lutas. Do outro lado, Mokaev segue invicto na carreira com 11 triunfos em 11 lutas.
Muhammad Mokaev começou a luta com uma combinação de jab e direto. Na sequência, o britânico conectou um chute potente na linha de cintura de Jafel Filho. Mokaev encurtou a distância e teve o pescoço laçado por Jafel em uma guilhotina, mas logo conseguiu escapar e ficou por cima no solo. Mokaev fez a transição para as costas do brasileiro e desferiu alguns golpes de esquerda. Jafel conseguiu se livrar do cadeado e repôs a guarda. Por cima até o final do round, Mokaev não dava espaço para o brasileiro respirar.
Jafel Filho começou o segundo round andando para a frente e cercando Muhammad Mokaev. O brasileiro chutou alto, mas o golpe passou no vazio. Jafel combinou cruzado e chute na coxa de Mokaev. O russo naturalizado britânico entrou em queda, mas o brasileiro defendeu bem. Na segunda tentativa, no entanto, Mokaev conseguiu levar a luta para o chão e permaneceu na guarda de Jafel até o final do round.
Logo no início do último assalto, Muhammad Mokaev já partiu com tudo para a luta agarrada, pegou as costas do brasileiro e fechou o cadeado. Rapidamente, Mokaev laçou o pescoço de Jafel, que defendeu bem e escapou. O brasileiro conseguiu girar muito bem e voltou a ficar em pé, mas Mokaev entrou em queda e derrubou de novo. Por baixo, Jafel Filho conseguiu um bote surpreendente na perna de Muhammad Mokaev. O brasileiro envergou a perna do russo, que resistiu bravamente, não bateu e conseguiu escapar, fazendo a transição para as costas. No minuto final, Mokaev voltou a laçar o pescoço de Jafel, mas não encontrou o ângulo ideal e desistiu da finalização. Na sequência, Mokaev voltou para as costas, laçou mais um vez o pescoço de Jafel Filho e, desta vez, forçou o brasileiro a dar os três tapinhas.
Na luta de encerramento do card preliminar do UFC 286, válida pela divisão dos penas (até 65,7kg), Jack Shore confirmou o favoritismo e finalizou Makwan Amirkhani. Após um bom primeiro round do finlandês, o galês assumiu o controle da luta no segundo assalto e não teve dificuldade para construir o caminho para o mata-leão derradeiro.
Subindo pela primeira vez ao peso pena, Jack Shore se recuperou da derrota sofrida contra Ricky Simon, em julho, e soma agora seis triunfos e um revés no Ultimate.
Do outro lado, Makwan Amirkhani se vê em situação muito complicada após sofrer a segunda derrota seguida, a sexta nas últimas oito lutas.
Na penúltima luta do card preliminar, válida pela divisão dos leves (até 70,3kg), o estreante Chris Duncan superou Omar Morales e saiu com a vitória na decisão dividida dos juízes (27-30, 29-28, 29-28). O escocês fez bom uso das quedas e da luta agarrada para sair vitorioso na visão de dois dos três juízes.
Com a vitória na estreia, Chris Duncan tem agora um cartel de dez triunfos e apenas uma derrota como profissional. Do outro lado, Omar Morales se vê em situação delicada após amargar o terceiro revés consecutivo no Ultimate.