Justin Gaethje vence Rafael Fiziev em luta explosiva no UFC 286 e se recupera de derrota para Charles do Bronx

Ex-campeão interino cumpre promessa em confronto agitado e defende lugar no top 5 na divisão dos leves

Justin Gaethje (esq.) derrotou Rafael Fiziev (dir.) no UFC 286. Foto: Reprodução/Instagram

Prometeram e cumpriram. Destaques do peso leve (até 70,3kg.), Justin Gaethje e Rafael Fiziev entregaram uma luta explosiva na luta co-principal do UFC 286, realizado neste sábado (18), em Londres (ING). Em ‘guerra’ de três rounds, o norte-americano aceitou a trocação franca e vivenciou um confronto equilibrado. Ao fim de 15 minutos, o ex-campeão interino foi declarado vencedor na decisão majoritária dos juízes.

De volta ao octógono após quase uma temporada, Gaethje volta ao caminho das vitórias e se recupera da derrota na disputa de cinturão contra Charles do Bronx. Além do triunfo, o combatente defendeu a terceira posição no grupo liderado por Islam Makhachev.

PUBLICIDADE:

Superado nos pontos, Fiziev teve sua ascensão encerrada no espetáculo. Antes de encarar Justin, o lutador defendia a marca de seis resultados positivos em sequência.

‘Guerra’ no octógono

O confronto começou com Fiziev tomando a iniciativa com dois chutes baixos, investida respondida na mesma moeda por Gaethje. O confronto era tenso com os atletas se encarando no centro do octógono. Rafael apostava nos chutes no tronco e avançava contra o norte-americano. Com quase dois minutos, os atletas ensaiaram uma trocação franca e levantaram o público na ‘O2 Arena’. O confronto era ‘lá e cá’, com os atletas não deixando ataques sem resposta. Com três minutos passados, Justin balançou com um chute alto de Fiziev. O ex-campeão interino, no entanto, repetia a valentia de seus compromissos anteriores. Nos segundos finais, Gaethje fintou uma queda e lançou um overhand, que tocou o rosto do oponente. Quase no fim da etapa, Justin recebeu uma joelhada voadora limpa no rosto, mas não acusou o ataque.

PUBLICIDADE:

A segunda etapa começou com Fiziev ‘perseguindo’ Gaethje pelo octógono. O embate seguia tenso, com os atletas buscando o nocaute. Ainda no primeiro minuto, Rafael arriscou uma joelhada voadora no tronco do norte-americano, que respondeu com um overhand. Com quase dois minutos, Justin lançou um chute alto, que explodiu na guarda do rival. Na metade da etapa, Gaethje agrediu o adversário com combinação de cruzados, mas o oponente absorveu bem os ataques. Rafael respondeu e a luta seguia franca. No minuto final, um jab limpo de Justin agitou o público.

Nos segundos iniciais do último round, Fiziev balançou Gaethje por duas vezes com cruzados. Mesmo abalado, o norte-americano seguia no confronto e caminhava em direção ao adversário. Com quase dois minutos decorridos, os lutadores foram para o clinch, mas se afastaram na sequência. Em desvantagem na trocação, Gaethje buscou uma queda, mas Rafael se defendeu bem. Como prometido, o embate continuava agressivo, com os atletas lançando ataques no centro do octógono. Perto do minuto final, Gaethje surpreendeu o oponente com um upper limpo. Assim como o adversário, Fiziev mostrava valentia e não se intimidava. Nos segundos finais, um novo upper abalou Rafael, que continuava no confronto. Perto de acabar o embate, Gaethje conseguiu uma queda, mas não havia mais queda.

PUBLICIDADE:

Estatísticas do UFC 286

Resultados do UFC 286

CARD PRINCIPAL 

Peso Meio-médio (até 77,1kg.): Leon Edwards derrotou Kamaru Usman na decisão majoritária dos juízes (48-46, 48-46, 47-47) – Luta pelo cinturão

Peso leve (até 70,3kg.): Justin Gaethje derrotou Rafael Fiziev decisão majoritária dos juízes (29-28, 28-29, 28-28)

PUBLICIDADE:

Peso meio-médio (até 77,1kg.): Gunnar Nelson finalizou Bryan Barbarena  com uma chave de braço 4m51s do R1

Peso mosca (até 56,7kg.): Jennifer Maia derrotou Casey O’Neill na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 29-28)

Peso médio (até 83,9kg.): Marvin Vettori derrotou Roman Dolidze na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 30-27)

CARD PRELIMINAR 

Peso pena (até 65,7kg.): Jack Shore derrotou Markwan Amirkhani por finalização (mata-leão) a 4min27s do R2

Peso leve (até 70,3kg.): Chris Duncan derrotou Omar Morales na decisão dividida dos juízes (27-30, 29-28, 29-28)

Peso leve (até 70,3kg.): Yanal Ashmoz derrotou Sam Patterson por nocaute (socos) a 1min15s do R1

Peso mosca (até 56,7kg.): Muhammad Mokaev derrotou Jafel Filho por finalização (mata-leão) a 4min52 do R3

Peso pena (até 65,7kg.): Lerone Murphy derrotou Gabriel Mosquitinho na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)

Peso médio (até 83,9kg.): Christian Leroy Duncan derrotou Dusko Todorovic por nocaute técnico (lesão) a 1min52s do R1

Peso mosca (até 56,7kg.): Jake Hadley derrotou Malcolm Gordon por nocaute técnico (socos) a 1min01s do R1

Peso mosca (até 56,7kg.): Joanne Wood derrotou Luana Dread na decisão dividida dos juízes (28-29, 30-27, 29-28)

Peso leve (até 70,3kg.): Jai Herbert e Ludovit Klein empataram na decisão majoritária dos juízes (29-27, 28-28, 28-28)

Peso mosca (até 56,7kg.): Veronica Hardy derrotou Juliana Miller na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)

Leia Mais sobre: , ,