O cinturão segue na Inglaterra. Na luta principal do UFC 286, realizado neste sábado (18), em Londres (ING), Leon Edwards viveu batalha em trilogia contra Kamaru Usman, mas manteve o cinturão dos meio-médios (até 77,1kg.). Com performance estratégica, o inglês anulou o wrestling de alto nível do adversário e, ao fim de cinco rounds, foi declarado vencedor na decisão majoritária dos juízes.
Com o resultado, Edwards vence a disputa na trilogia contra Usman. Agora, o campeão soma dois triunfos nas três apresentações com o nigeriano. No topo dos meio-médios, Edwards tem ainda mais para celebrar. O triunfo diante de Usman amplia a série invicta do combatente para 12 confrontos.
Veja Também
Superado na decisão majoritária, Kamaru teve bons momentos no confronto. O atleta, no entanto, não soube se aproveitar de um ponto retirado do rival, que se segurou à grade para evitar uma queda.
Batalha pelo trono
O confronto começou com Edwards tomando a iniciativa com um chute baixo. Usman economizava nos ataques e observava os movimentos do campeão. Com pouco mais de um minuto, Kamaru arriscou uma queda, mas foi surpreendido por um upper. O nigeriano não acusou o ataque e seguia compenetrado na luta. Na metade da etapa, Usman caminhava em direção ao rival e tentava acuar o inglês próximo às grades. Leon apostava em ataques estratégicos e pontuava com jabs e chutes. Com três minutos, Edwards balançou Kamaru com um chute na linha de cintura. Usman reagiu bem e partiu para a luta agarrada, pressionando o campeão contra as grades. Nos segundos finais, os atletas se estudavam no centro do octógono, até que o cronômetro zerou.
No segundo round, o primeiro ataque foi de Edwards, com um chute baixo. A luta era tensa, com os atletas evitando o raio de ação, que poderia resultar em um erro fatal. O campeão continuava insistindo em ataques na base do nigeriano. Com quase dois minutos, Leon balançou Kamaru com uma joelhada de encontro. O antigo líder da categoria seguiu caminhando para frente e conseguiu uma queda. Edwards conseguiu ficar de pé. Após o susto, Edwards entrou em queda, mas a iniciativa foi facilmente bloqueada. Os lutadores se afastaram e passaram a trocar golpes próximos Às grades. Nos segundos finais, os atletas ensaiaram uma trocação franca, mas não havia mais tempo.
O terceiro assalto começou com Usman lançou o primeiro ataque, com um chute baixo, seguido de um jab. Na sequência, Kamaru encurtou e conseguiu nova queda. Por cima, o nigeriano agredia no ground and pound. Com quase dois minutos, o campeão se agarrou à grade para impedir uma queda e acabou penalizado com um ponto. Na volta, Leon passou a desferir chutes baixos, enquanto Usman cercava o adversário. Na metade da etapa, o nigeriano abalou o oponente com um jab limpo no rosto. Quase no minuto final, Usman recebeu uma joelhada no queixo após clinch. Usman seguia pontuando com jabs. Nos segundos finais, Kamaru partiu para a luta agarrada e pressionava o campeão contra as grades. Edwards conseguiu se afastar, mas não havia mais tempo.
No quarto round, os atletas começaram o embate trocando golpes no centro do octógono. Leon seguia apostando nos chutes na base, mas Kamaru não se intimidava. Com dois minutos passados, Usman se desequilibrou após ambos desferirem chutes. O nigeriano se levantou com facilidade e o embate voltou a ser disputado no centro do cage. Quase no minuto final, o ex-campeão tentou uma queda, mas Edwards se defendeu bem. De pé, o nigeriano seguia perseguindo o inglês, que levava perigo nos contragolpes. Quase no fim da etapa, Usman entrou em queda, mas o cronômetro zerou.
O último round começou com Usman lançando um jab limpo rosto de Edwards. O campeão respondeu com um chute alto, que parou na guarda de Kamaru. Ainda no primeiro minuto, o ex-campeão buscou a queda e pressionava o adversário contra as grades. Leon se defendeu e conseguiu se afastar. Depois de um minuto, Usman recebeu um upper seguido de um chute alto. O nigeriano acusou o ataque, mas continuava caminhando em direção ao rival. Com dois minutos para o fim da luta, Kamaru recebeu nova joelhada no clinch. O ex-campeão voltou a encurtar e buscou a queda, novamente defendida pelo inglês. No minuto final, o antigo líder da categoria seguia insistindo nas quedas, mas Leon continuava eficiente nas defesas. Quase no fim da etapa, os atletas ensaiaram uma trocação franca, mas o embate chegou ao fim.
Estatísticas do UFC 286
Resultados do UFC 286
CARD PRINCIPAL
Peso Meio-médio (até 77,1kg.): Leon Edwards derrotou Kamaru Usman na decisão majoritária dos juízes (48-46, 48-46, 47-47) – Luta pelo cinturão
Peso leve (até 70,3kg.): Justin Gaethje derrotou Rafael Fiziev decisão majoritária dos juízes (29-28, 28-29, 28-28)
Peso meio-médio (até 77,1kg.): Gunnar Nelson finalizou Bryan Barbarena com uma chave de braço 4m51s do R1
Peso mosca (até 56,7kg.): Jennifer Maia derrotou Casey O’Neill na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 29-28)
Peso médio (até 83,9kg.): Marvin Vettori derrotou Roman Dolidze na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 30-27)
CARD PRELIMINAR
Peso pena (até 65,7kg.): Jack Shore derrotou Markwan Amirkhani por finalização (mata-leão) a 4min27s do R2
Peso leve (até 70,3kg.): Chris Duncan derrotou Omar Morales na decisão dividida dos juízes (27-30, 29-28, 29-28)
Peso leve (até 70,3kg.): Yanal Ashmoz derrotou Sam Patterson por nocaute (socos) a 1min15s do R1
Peso mosca (até 56,7kg.): Muhammad Mokaev derrotou Jafel Filho por finalização (mata-leão) a 4min52 do R3
Peso pena (até 65,7kg.): Lerone Murphy derrotou Gabriel Mosquitinho na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)
Peso médio (até 83,9kg.): Christian Leroy Duncan derrotou Dusko Todorovic por nocaute técnico (lesão) a 1min52s do R1
Peso mosca (até 56,7kg.): Jake Hadley derrotou Malcolm Gordon por nocaute técnico (socos) a 1min01s do R1
Peso mosca (até 56,7kg.): Joanne Wood derrotou Luana Dread na decisão dividida dos juízes (28-29, 30-27, 29-28)
Peso leve (até 70,3kg.): Jai Herbert e Ludovit Klein empataram na decisão majoritária dos juízes (29-27, 28-28, 28-28)
Peso mosca (até 56,7kg.): Veronica Hardy derrotou Juliana Miller na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Você precisa fazer login para comentar.