Primo prodígio de Khabib, Usman Nurmagomedov mostrou mais uma vez por que é considerado um dos atletas mais talentosos do MMA mundial. Na luta principal do Bellator 292, o russo não tomou conhecimento de Ben Henderson, finalizou o ex-campeão do UFC no primeiro round, defendeu o cinturão dos leves (até 70,3kg) pela primeira vez e, de quebra, avançou para a semifinal do torneio da divisão.
Na próxima fase do torneio dos leves, o campeão da categoria encara o vencedor do duelo entre Brent Primus e Mansour Barnaoui.
Com a primeira defesa de cinturão no Bellator, Usman Nurmagomedov segue invicto no MMA profissional com 16 vitórias em 16 lutas. Do outro lado, Ben Henderson, que anunciou a aposentadoria após o combate, dá adeus às artes marciais mistas com um cartel profissional de 30 triunfos e 12 derrotas.
Após o toque de luvas, Benson Henderson tomou a iniciativa e chutou baixo. Usman Nurmagomedov respondeu na mesma moeda e seguiu com um jab. Na sequência, o russo surpreendeu com um chute alto certeiro no rosto de Henderson, que caiu. Implacável, Nurmagomedov foi com tudo para cima e partiu para as costas do norte-americano, que se protegia como podia. Nurmagomedov golpeava e procurava uma brecha para a finalização. Após alguma insistência, o russo conseguiu laçar o pescoço do rival e forçou os três tapinhas.
Na luta co-principal da noite, que marcou oficialmente o início do novo torneio dos leves (até 70,3kg) da organização, Alexander Shabliy superou Tofiq Musayev e avançou para a semifinal da competição.
Após dois rounds muito técnicos e equilibrados, o russo conectou um chute frontal certeiro nas costelas do azerbaijano, que sentiu imediatamente e acusou um suposto golpe na região genital. Depois de alguns minutos de interrupção e da não recuperação de Musayev, o árbitro Jason Herzog decretou o fim da luta e a vitória de Shabliy por nocaute técnico.
Primeiro classificado para as semifinais do torneio dos leves, Alexander Shabliy terá pela frente o vencedor do duelo entre Patricky Pitbull e AJ McKee.
A divisão peso pesado (até 120,2kg) do Bellator tem um novo desafiante número 1. Na segunda luta do card principal deste sábado, Linton Vassell surpreendeu e nocauteou Valentin Moldavsky, se vingando da derrota sofrida contra o russo em 2019.
A vitória sobre Moldavsky é a quinta consecutiva de Linton Vassel no cage circular do Bellator. A última derrota do britânico foi justamente na primeira luta contra o russo.
Do outro lado, Valentin Moldavsky segue em má fase e não vence há três lutas, com duas derrotas e um combate sem resultado.