Toquinho dá a volta por cima e conquista cinturão do WSOF

Toquinho (foto) fará sua estreia no WSOF em março. Foto: Divulgação/UFC

Toquinho (foto) faturou o cinturão do WSOF. Foto: Josh Hedges

Rousimar Toquinho está de volta em grande estilo! Depois de ser dispensado do UFC acusado de segurar uma finalização, o brasileiro conseguiu se reerguer nesta noite (29), em Las Vegas, e faturou o cinturão dos meio-médios do World Series of Fighting (WSOF). O mineiro usou sua especialidade, a chave de calcanhar, para terminar a disputa contra o até então campeão Steve Carl.

Publicidade

VEJA: Toquinho já tem primeiro desafiante ao cinturão

Na segunda luta mais importante do show, o Brasil faturou outro cinturão. Marlon Moraes bateu Josh Rettinghouse e faturou o inédito cinturão dos galos.

Publicidade

A luta

Assim que o combate começou Toquinho não quis perder tempo com estudos e logo atacou as pernas de Carl. Com o duelo no chão, o norte-americano tentou travar os braços do brasileiro e até buscou uma chave de braço. Mas Rousimar rapidamente se livrou do ataque e partiu para seu tradicional desfecho: a chave de calcanhar.

Publicidade

Com o golpe encaixado, Carl ainda tentou se defender em duas oportunidades, mas Toquinho ajustou o golpe e o norte-americano foi forçado a desistir da peleja.

LEIA: Não basta cutir, siga o SUPER LUTAS no Facebbok

Publicidade

“Estou muito feliz de lutar aqui. Eu sou muito grato ao Ray Sefo (presidente do WSOF) que me contratou quando estava desanimado de competir”, afirmou o brasileiro após a peleja.

Entenda o que aconteceu
Em outubro de 2013, Toquinho fazia sua estreia na categoria de meio-médios no UFC Fight Night 29, em Barueri. Diante do duro Mike Pierce, o brasileiro precisou de apenas 31 segundos para encaixar uma chave de calcanhar e encerrar a disputa. Porém, Dana White, presidente do Ultimate, demitiu sumariamente o lutador durante um programa de TV nos Estados Unidos alegando que ela havia segurando por tempo excessivo a chave na articulação para machucar seu adversário.

Rousimar ainda tentou se defender, mas o UFC não voltou atrás na decisão. Dispensado pelo Ultimate, Toquinho foi renegado pelo Bellator e até mesmo pelo WSOF. Mas após Ray Sefo, presidente do World Series of Fighting, conversar com Rousimar ele mudou de ideia e concedeu a oportunidade ao atleta tupiniquim.

Marlon Moraes também conquista cinturão

Antes de Toquinho faturar o cinturão dos meio-médios, outro atleta tupiniquim já havia conquistado o título da organização. O carioca Marlon Moraes mostrou a agressividade de sua trocação para dominar a peleja diante de Josh Rettinghouse.

O brasileiro usou dos chutes baixos, na coxa do norte-americano, para diminuir a movimentação do rival e somar pontos. Na metade do terceiro round, Rettinghouse mal conseguia ficar em pé, mas lutava para se manter vivo na disputa.

No quinto round, Marlon voltou a punir o rival e quando a peleja terminou, o brasileiro já subiu nas grades para comemorar, enquanto Rettinghouse se ajoelhou no cage já sabendo do revés. Ao final, vitória de Marlon Moraes na decisão unânime dos juízes com um triplo 50×44.

Okami estreia em novo evento com vitória

Além de Toquinho, outro ex-atleta do UFC debutou no WSOF. O japonês Yushin Okami, ex-desafiante ao cinturão dos médios do Ultimate, encarou Svetlozar Savov e encerrou a disputa com um triângulo de mão no segundo assalto.

Publicado por
Redação SUPER LUTAS
Leia mais sobre: Rousimar ToquinhoWSOF