Após sofrer uma lesão durante seus treinamentos visando a luta contra Jake Ellenberger no dia 26 de abril, Tarec Saffiedine acabou cortado do combate no UFC 172. Sem adversário para o evento em Baltimore (EUA), Ellenberger acabou transferido para o UFC 173, que acontece no dia 24 de maio em Las Vegas, onde vai enfrentar o ex-desafiante ao cinturão dos meio-médios Robbie Lawler. A informação foi confirmada pelo presidente Dana White ao site “MMA Junkie”.
Aos 29 anos, Jake Ellenberger tem um cartel de 29 vitórias e sete derrotas. “The Juggernaut”, como é conhecido, vem de derrota para Rory MacDonald no UFC on FOX 8, em julho do ano passado. Seu novo adversário Robbie Lawler tem um histórico de 22 vitórias, dez derrotas e uma luta sem resultado. Em seu mais recente combate, realizado no último dia 15 de março, Robbie acabou derrotado por Johny Hendricks na disputa pelo cinturão vago dos meio-médios.
O UFC 173 acontece no dia 24 de maio, no Mandalay Bay, em Las Vegas (EUA). A luta principal da noite marcaria a segunda defesa do cinturão dos médios pelo campeão Chris Weidman, que enfrentaria Lyoto Machida. No entanto, uma lesão de Weidman fez com que o duelo fosse adiado para o UFC 175, no dia 5 de julho. Com isso, o Ultimate anunciou que o evento passaria a ser encabeçado pela disputa do título dos galos entre o brasileiro Renan Barão e o desafiante norte-americano T. J. Dillashaw. No evento co-principal, o peso pesado Junior Cigano enfrenta Stipe Miocic.