Jonathan Dwight Jones, mais conhecido como ‘Jon Jones’, se tornou o novo campeão peso pesado (até 120,2kg.) no último sábado (4) ao finalizar Ciryl Gane no UFC 285. Após seu triunfo, a discussão sobre quem seria o ‘maior de todos os tempos’ ficou mais acalorada. Presente na coletiva após o evento, Dana White chegou a citar que o norte-americano está em um nível jamais visto.
Com base em números e fatos, a equipe do SUPER LUTAS separou feitos alcançados pelo ícone do esporte durante sua carreira. Aos 35 anos, ‘Bones’ é responsável por marcas históricas e se coloca no topo do debate sobre os melhores das artes marciais mistas.
Veja Também
Maior sequência invicta no UFC
Com 23 combates pela organização, Jones não sente o sabor da derrota desde 2009. Na época, o atleta foi desclassificado por um golpe ilegal em Matt Hamill e manchou o cartel quase perfeito. Desde então, o norte-americano subiu no octógono 19 vezes e não foi derrotado.
Lutador mais jovem a se tornar campeão
Em 2011, ‘Bones’ tinha 23 anos e oito meses quando superou o brasileiro Maurício Shogun no UFC 128 e recebeu o cinturão dos meio-pesados.
Maior número de vitórias em lutas pelo cinturão do UFC
Presente em disputas de cinturão desde a sua oitava participação no Ultimate, Jones acumula 15 duelos com títulos da organização em jogo.
Quarto maior número de defesas consecutivas de título
Com oito atuações seguidas sem perder o cinturão, Jones se encontra atrás de George St-Pierre (nove), Anderson Silva (dez) e Demetrious Johnson (11).
Duas quedas sofridas em 29 lutas da carreira
Com 95% em defesa de queda, Jones parou 35 das 37 tentativas dos seus adversários. Alexander Gustafsson e Daniel Cormier foram os únicos a conseguirem colocar Jones de costas no chão em toda sua trajetória.
Maior número de golpes significativos nos meio-pesados
1,463 golpes significativos desferidos pelo ícone do MMA. Equivalente a 66,5 por luta na divisão até 93kg.
Superou oito ex-campeões do UFC
Dono do recorde atual, entre lutadores ativos, Jones é responsável por triunfos diante de oito artistas marciais que já carregaram o cinturão da organização. Entre eles estão: Maurício Shogun, Lyoto Machida, Rashad Evans, Vitor Belfort, Alexander Gustafsson, Glover Teixeira, Daniel Cormier e Ciryl Gane.
Terceiro lutador a se tornar campeão meio-pesado e pesado
Junto com uma de suas vítimas, Jones divide o topo da prateleira com Daniel Cormier e Randy Couture. O lutador assumiu o trono da categoria até 93kg quando nocauteou Maurício Shogun em 2011 e se apossou do cinturão de mais uma divisão ao finalizar Ciryl Gane no último sábado (4).
Segundo lutador a ter mais participações em lutas principais
Atrás apenas de Anderson Silva, Jon Jones foi protagonista de 19 eventos no UFC. O brasileiro possui 21 apresentações no combate principal.
Segundo a receber maior número de bônus nos meio-pesados
Presente em lutas históricas, o norte-americano recebeu oito bônus após apresentações e perde o posto de número um para o mineiro Glover Texeira, que foi agraciado com dez.
Você precisa fazer login para comentar.