E o México tem mais um(a) campeã no Ultimate. Na noite deste sábado (04),na luta co-principal do UFC 285, Alexa Grasso chocou o mundo ao entregar uma boa atuação, finalizar a experiente Valentina Shevchenko e se consagrar como a mais nova campeã peso mosca (até 56,7kg) da organização. O show aconteceu na T-Mobile Arena, em Las Vegas (EUA).
Após sete defesas consecutivas, chegou ao fim o reinado de Valentina Shevchenko no peso mosca. A atleta do Quirguistão, que deve conseguir uma revanche contra Grasso, não era derrotada desde setembro de 2017, no segundo duelo com Amanda Nunes, ainda no peso galo (até 61,2kg). A ‘Bullet’ agora possui um cartel de 23 triunfos e quatro reveses.
Nova campeã das moscas, Alexa conquista sua quinta vitória consecutiva e se junta á Brandon Moreno e Yair Rodriguez na lista de campeões do Ultimate nascidos no México. A0s 29 anos, Grasso marca 16 triunfos e três reveses como profissional de MMA.
Os primeiros 30 segundos transcorreram praticamente sem nenhuma ação no octógono. Alexa começou a tentar soltar os chutes baixos, mas Valentina não deixava nenhum golpe da desafiante sem resposta. Shevchenko tentou um chute rodado, que passou no vazio. As duas atletas procuravam a ‘oportunidade perfeita’ de entrar no raio de ação da sua rival. Em seguida, Grasso acertou uma boa combinação na campeã. Nova combinação de golpes da desafiante sobre a dona do cinturão. Alexa tentou explodir, mas Valentina grudo na sua rival e a faz voltar ao centro do cage. Nos segundos finais, Alexa conseguiu quedar a campeã, mas não conseguiu mantê-la no chão por muito tempo.
Na segunda parcial, a campeã entrou nas pernas da desafiante logos nos segundos iniciais. Por cima na guarda, Valentina usou o peso do seu corpo para manter a desafiante presa ao chão , logo, fez a transição para tentar encaixar o katagatame. Valentina mudou para posição de ‘crucifixo’ e passou a tentar golpear o rosto de Grasso. Alexa consegue se recuperar e voltar a ficar de pé no duelo. A lutadora mexicana tomava o controle das ações, mas soltava muitos golpes no vazio. No minuto final, Valentina conseguiu a tão sonhada queda e voltou a castigar o rosto de Alexa até o fim do segundo round.
Alexa começou o terceiro round tentando encurtar, mas a campeã começou a responder com jabs dentro do espaço deixado por Grasso em sua guarda. A mexicana acertou uma linda combinação de jab + cruzado no rosto de Valentina. Aproveitando uma brecha deixada por Grasso, Shevchenko aproveitou e entrou nas pernas da mexicana, conseguindo a sonhada queda. Por cima de Grasso, Valentina diminui o ritmo e as ações e as duas atletas são obrigadas pelo árbitro à ficarem de pé novamente. Sem perder tempo, Shevchenko consegue nova queda e, imediatamente, pega as costas da mexicana que faz a transição e responde com uma quase guilhotina nos segundos finais do terceiro assalto.
O quarto assalto se iniciou com uma trocação franca entre as duas lutadores. Valentina passou a acertar mais golpes na luta em pé e Grasso não conseguia escapar dos ataques da sua rival. Alexa levou Valentina para à grade e passou a travar a campeã . No entanto, a quirguiz se soltou rapidamente do ‘grude’ da dona do cinturão. Num erro incrível de Valentina, que tentou um chute rodado e falhou, Alexa pegou as costas e encaixou um mata-leão de forma incrível. A atleta quirguiz tentou resistir mas poucos segundos depois acabou batendo em resistência e consagrando Grasso como nova campeã do peso mosca.